“Hoje, pela primeira vez, trago a Assembleia para Cascavel, cidade que meu avô ajudou a desenvolver”
Em entrevista exclusiva à Gazeta do Paraná, Alexandre Curi destacou a importância do trabalho de seu avô para o progresso do Paraná, especialmente para Cascavel
![“Hoje, pela primeira vez, trago a Assembleia para Cascavel, cidade que meu avô ajudou a desenvolver”](https://gazetadoparana.com.br/images/20250212231220_big_730x400_12.webp)
A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, nesta quarta-feira (12), uma sessão histórica em Cascavel, marcando a primeira vez que o legislativo estadual se reuniu na cidade. O evento, que ocorreu durante o Show Rural Coopavel, também registrou o maior número de deputados presentes desde o início do projeto Assembleia Itinerante. A ocasião também simbolizou a continuidade de um legado político: a presença de Alexandre Curi na presidência da Casa reforçou a influência da família Curi (ou Khury) no desenvolvimento da região, um histórico iniciado por seu avô, Aníbal Khury.
Em entrevista exclusiva à Gazeta do Paraná, Alexandre Curi destacou a importância do trabalho de seu avô para o progresso do Paraná, especialmente para Cascavel. "Tenho muito orgulho do meu saudoso avô, que no ano passado teria completado 100 anos. Foi deputado por nove mandatos e teria sido governador do Estado, não fosse a injusta cassação pelo regime militar. Ainda assim, retornou à política em 1983, quando José Richa assumiu o governo do Estado, contribuindo decisivamente para o crescimento do Paraná", afirmou.
Khury foi fundamental para a emancipação de mais de 60 municípios, garantindo estrutura e desenvolvimento para diversas regiões que, sem sua atuação, poderiam permanecer como distritos sem infraestrutura básica. Em Cascavel, seu legado inclui contribuições para conquistas como o desvio da BR-277 do centro da cidade; a criação do primeiro colégio de Ensino Médio, o Colégio Estadual Wilson Joffre; o loteamento Curitiba e a instituição da Fecivel, que possibilitou a criação da Unioeste, hoje uma universidade de renome internacional.
"Mesmo não tendo nascido em Cascavel, meu avô teve uma contribuição enorme para o Oeste do Estado. Agora, 20 anos após o seu falecimento, assumo a responsabilidade de continuar essa história. Ele esteve entre as maiores lideranças do Paraná, presidindo a Assembleia por cinco vezes", ressaltou Curi, que reforçou a responsabilidade do cargo que assumiu recentemente, seguindo os passos do avô. “Minha responsabilidade é grande, pois preciso mostrar à população o que ela espera do Poder Legislativo”, destacou.
A Gazeta do Paraná iniciou um profundo trabalho de pesquisa sobre a história de Aníbal Khury que, como mencionado pelo presidente da Alep, teria completado 100 anos em 2024. Além das significativas contribuições para o Estado do Paraná, e de sua influência política ao longo de anos, nossa equipe de reportagem irá detalhar a história que envolve as injustiças cometidas pela ditadura militar contra esta importante figura. Nos acompanhe e confira em breve.
Assembleia Itinerante
A sessão realizada em Cascavel também teve um caráter simbólico ao reforçar a proximidade do Legislativo com a população. Segundo Alexandre Curi, a nova gestão da Assembleia busca ser mais ágil, moderna, transparente e inovadora. "A população espera um Legislativo próximo, que devolva resultados. Hoje, a Alep devolve 30% de seu orçamento ao Executivo para ser aplicado nos municípios. Meu compromisso é manter essa proximidade, ouvindo demandas diretamente da população", concluiu. A sessão especial contou com uma expressiva presença de parlamentares, lideranças, autoridades e representantes do setor produtivo, consolidando a proposta de interiorização do Legislativo estadual.
O Show Rural Coopavel, considerado a maior feira do agronegócio da América Latina, foi o palco dessa sessão histórica, reafirmando a importância de Cascavel no cenário político e econômico do Estado. Com um faturamento superior a R$ 6,5 bilhões e a expectativa de receber mais de 370 mil visitantes, o evento se consolidou como um dos mais relevantes do setor no país. “Hoje, pela primeira vez, trago a Assembleia para Cascavel, cidade que meu avô ajudou a desenvolver. Se estivesse aqui, teria muito orgulho de ver seu neto instalando o Poder Legislativo no Show Rural”, afirmou.
Durante o evento, foram realizadas homenagens a personalidades e entidades que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio no Oeste do Estado. Além disso, a sessão teve como objetivo ouvir demandas e reivindicações da população e da sociedade civil organizada da região, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa com a aproximação dos paranaenses.
Créditos: Bruna Bandeira da Luz