PREF CORBELIA  CAMPANHA: OUTUBRO/2025

Neymar e mais 22 jogadores na Seleção Brasileira

Com retorno de Neymar, Dorival Júnior convoca Seleção Brasileira para jogos de março pelas Eliminatórias

Por Luciano Neves

Neymar e mais 22 jogadores na Seleção Brasileira Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Dorival Júnior divulgou nesta quinta (06) a lista dos 23 jogadores convocados para representarem a Seleção Brasileira nos dois compromissos de março pelas Eliminatórias Sul-Americanas. O Brasil enfrenta primeiro a Colômbia e, na sequência, pega a Argentina. A convocação do treinador trouxe de volta um nome esperado por muitos brasileiros: Neymar Júnior. Com o retorno ao Santos e recuperado dos últimos problemas físicos, o camisa 10 voltou ao radar da Seleção Brasileira e fará parte do elenco para os dois embates.

Neymar retorna à Seleção após mais de um ano fora. A última vez que o craque esteve a serviço do Brasil foi em outubro de 2023, também para jogos das Eliminatórias. Em sua última convocação, o astro atuou os 90 minutos contra a Venezuela. Já no duelo seguinte, contra o Uruguai, sofreu a grave lesão ligamentar no joelho esquerdo, que o afastou dos gramados por um longo período. O camisa 10 já vinha sendo observado por Dorival desde que retornou de lesão, quando ainda estava no Al-Hilal. O treinador, então, voltou ainda mais sua atenção ao astro após o retorno ao Santos. Já são três gols e três assistências de Neymar em sete jogos pelo Peixe.

Após a convocação, Dorival foi prontamente questionado sobre a volta do craque à Seleção após mais de um ano. O técnico explicou o motivo do retorno do camisa 10 e deixou claro que, apesar de ainda estar recuperando o melhor ritmo, Neymar tem características que podem ser decisivas em uma partida. “Ninguém precisa falar a respeito daquilo que representa o Neymar. Ele vive um processo de recuperação, nós temos esse entendimento. Mas também entendemos que a capacidade e as qualidades de um jogador como esse, elas acabam sendo um condicionante para que ele possa superar qualquer situação que venha acontecer dentro de uma partida", declarou Dorival Jr. em coletiva.

Apesar disso, o técnico brasileiro também pediu, neste primeiro momento, um cuidado especial com relação às expectativas colocadas em cima do retorno de Neymar à equipe nacional. “É um jogador que os próprios atletas já expressaram publicamente o que ele representa dentro do grupo. Nós estávamos aguardando, é a primeira oportunidade que temos de tê-lo à disposição. É um jogador que todos sabem e conhecem muito bem. Espero que ele seja muito feliz nesse retorno. Que nós possamos dar segurança para que ele possa desenvolver o seu melhor dentro do momento que ele vive. Que não criemos uma expectativa altíssima, jogando toda a responsabilidade em cima desse retorno. Que tenhamos um equilíbrio e uma regularidade nessas duas partidas, que serão muito difíceis. Os nossos adversários terão uma Seleção Brasileira muito bem preparada, em condições de fazermos aí dois jogos importantíssimos para esse momento, e fundamentais para o alcance de nossa classificação", completou.

Neymar acompanhou a convocação pela televisão e comemorou o chamado de Dorival. “Feliz em estar de volta”, destacou Neymar, nas redes sociais. Este foi o primeiro chamado de Neymar para a Seleção Brasileira sob o comando de Dorival Júnior. Vale lembrar que o atleta trabalhou com o atual treinador da Seleção em 2010, quando o técnico dirigia o Santos. Ambos foram pivôs de uma polêmica, um desacerto após uma substituição que acarretou na saída do técnico do Peixe, na ocasião.

 

Mais convocados

Dorival também incluiu na lista outros seis jogadores que atuam no futebol brasileiro: Estêvão (Palmeiras), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Danilo, Gerson, Léo Ortiz e Wesley (Flamengo). O Brasil encara a Colômbia no próximo dia 20 de março (quinta-feira), às 21h45 (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, pela 13ª rodada das Eliminatórias. Em seguida, a equipe tem o clássico contra a Argentina no dia 25 de março (terça-feira), às 21h, no Monumental de Nuñez.

A Seleção Brasileira está apenas na quinta colocação das Eliminatórias, com 18 pontos - seis a mais que a Venezuela, primeira seleção fora da zona de classificação. As seis primeiras se classificam direto para a Copa do Mundo de 2026, enquanto a sétima disputa a repescagem.

 

Flamengo

O Flamengo é o time com mais jogadores convocados para a próxima Data Fifa da Seleção Brasileira. A novidade é a convocação inédita de Wesley, jovem promessa do Flamengo. Danilo, Léo Ortiz e Gerson são os outros rubro-negros listados pelo treinador. “Desde 2022, eu conhecia Wesley, já o trazia para treinamentos (no Flamengo), era um jogador promissor, mesmo que tivéssemos 3 laterais atuando naquela ocasião. Ele chamava muito a atenção, era interessante. De setembro para cá, conseguiu um salto de qualidade que o credenciou para esse momento. Vamos ver a reação e sentir a condição em que está”, disse Dorival.

 

A LISTA

Goleiros: Alisson - Liverpool (ING), Bento - Al-Nassr (ARA) e Ederson - Manchester City (ING)

 

Zagueiros: Danilo – Flamengo, Gabriel Magalhães - Arsenal (ING), Marquinhos - PSG (FRA), Murillo - Nottingham Forest (ING), Léo Ortiz - Flamengo

 

Laterais: Guilherme Arana - Atlético-MG, Vanderson - Monaco (FRA), Wesley - Flamengo

 

Meio-campistas: André - Wolverhampton (ING), Bruno Guimarães - Newcastle (ING), Gerson – Flamengo, Joelinton - Newcastle (ING), Matheus Cunha - Wolverhampton (ING) e Neymar Jr. - Santos

 

Atacantes: Estêvão – Palmeiras, João Pedro - Brighton (ING), Raphinha - Barcelona (ESP), Rodrygo - Real Madrid (ESP), Savinho - Manchester City (ING) e Vinícius Júnior - Real Madrid (ESP)

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp