GCAST

Natal dos Pioneiros: Capivaras gigantes chamam atenção em Cascavel

Ao todo, serão três unidades da escultura, posicionadas na Praça do Migrante, Lago Municipal e em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida

Natal dos Pioneiros: Capivaras gigantes chamam atenção em Cascavel Créditos: Gazeta do Paraná

 

A presença de capivarinhas pela região do Lago Municipal de Cascavel não é novidade para ninguém. As peludas, que transitam pelo local, já fazem parte da paisagem e são símbolo de Cascavel. 

Mas, no entanto, um outro tipo de capivara vem se destacando pela cidade. Estamos falando de esculturas de capivaras, confeccionadas em bambu, com três metros de altura, quatro metros e meio de comprimento e um metro e meio de largura que, com toda a sua imponência, fazem parte da decoração de Natal deste ano. As esculturas já estão posicionadas na região do Lago Municipal e da Praça do Migrante, mas a dupla de capivaras ganha reforço em breve, com a chegada de mais uma escultura, que será posicionada em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida.  

Apesar de não parecer muito temática, a escolha da capivara, que pode ter confundido alguns cascavelenses que se depararam com o animal, dialoga com o tema “Natal dos Pioneiros”, escolhido para a festa deste ano. Além disso, muito em breve, os roedores gigantes devem entrar no clima da festa, ganhando gorros natalinos e luzes. Serão distribuídos 600 metros de cordão de led dentro da estrutura do animal. 

A temática, que une as referências natalinas e a homenagem ao pioneirismo, foi escolhida para dar continuidade nas celebrações do aniversário de 73 anos do município de Cascavel, que será comemorado no dia 14 de novembro.

Em entrevista ao Caderno Mais, a gerente de espaços culturais do município, Cynthia Segatelli, explicou que a escolha da capivara se conecta diretamente com a temática pioneirismo, já que as peludas, símbolos da cidade, já eram moradoras da região antes da chegada dos colonizadores. 

A escolha do material também foi proposital, segundo Segatelli. Ela pontua que a redução do impacto ambiental, a versatilidade e o valor simbólico do bambu determinaram a escolha: “Escolhemos o bambu por ser um material sustentável, renovável e de rápido crescimento, o que está alinhado à nossa preocupação com o impacto ambiental. Além disso, ele nos permite criar peças leves e resistentes, trazendo inovação ao projeto. O bambu também carrega um valor simbólico, representando simplicidade e força, qualidades ligadas à nossa história e aos pioneiros de Cascavel”, explica.  

Além das capivaras gigantes, outros adornos diferenciados também devem compor a decoração natalina deste ano: “A capivara gigante em bambu é um dos principais símbolos da cidade nesta decoração de Natal, conectando a fauna local ao tema de Natal. Além da capivara, outros elementos relacionados ao pioneirismo e à história local farão parte da decoração, entre eles, as araucárias, que em alguns pontos da cidade substituem os tradicionais pinheiros de Natal”, explica. 

Optando por representar à fauna regional, com as capivaras, e à flora, com a presença das araucárias, a ideia do município de Cascavel é “homenagear a vegetação nativa e reforçar o vínculo com a natureza”. 

Além dos materiais naturais já citados para homenagear a vegetação local, a simplicidade e a sustentabilidade também estará presente na Vila do Noel, onde será montada uma casa feita em bambu e um presépio em madeira, para “refletir o espírito rústico e simples dos primeiros colonizadores”, segundo Segatelli.

 

Natal minimalista?

Mas, nem só de minimalismo vindo de materiais naturais é feita a decoração de Natal de Cascavel deste ano, já que o investimento na decoração custará R$ 2,3 milhões ao município. 

Peças de fibra e metalurgias luminosas também estarão em exposição. E como estamos falando de uma época marcada por luzes e cores, é claro que a iluminação também é muito aguardada pelos munícipes e visitantes. Por isso, a gerente de espaços culturais de Cascavel explica que o grande destaque, posicionado na Vila do Noel, deve fazer este papel, além de prestar uma homenagem aos 73 anos do município: “O destaque será o túnel de luz, de 73 metros de extensão, um metro para cada ano da cidade, que contará marcos históricos da trajetória de Cascavel”, esclarece. 

Além do túnel, que faz referência à idade do município, outro elemento da decoração natalina, que também deve dialogar com a nova idade da cidade, serão luminárias flutuantes, que serão instaladas no Lago Municipal de Cascavel, para simbolizar velas de aniversário. 

Todos os elementos da decoração natalina serão distribuídos estrategicamente em diferentes pontos da cidade, para que todas as regiões possam estar em clima de festa. A gerente de projetos revela que, além da Praça do Migrante e Lago Municipal, onde serão posicionadas as capivarinhas natalinas e as luminárias flutuantes, outros pontos da cidade também receberão elementos decorativos, entre eles: contorno do Lago Municipal, Avenida Brasil, entre outros. 

 

Inauguração

A inauguração da decoração de Natal de Cascavel acontecerá no dia do aniversário da cidade, em 14 de novembro, como um presente para os munícipes. Além da inauguração, a data também será marcada pelas comemorações dos 73 anos de Cascavel, é claro. 

Na programação de aniversário da cidade, está a 30ª edição do  tradicional “Almoço dos Pioneiros”, que contará com a apresentação musical do artista Gustavo Zago. 

Além do almoço, também está confirmada mais uma tradição, o corte do bolo, programado para acontecer pela tarde. 

Já no período da noite, a magia do Natal se mistura à celebração de aniversário. A inauguração da decoração natalina será marcada pelo acendimento das luzes e pela chegada do Papai Noel. E para celebrar a data, estão programados para acontecer shows musicais, a cantora Vicka abre os trabalhos e, na sequência, Cascavel recebe uma atração nacional, o grupo “Família Lima”, que sobe ao palco instalado na Avenida Brasil. 

 

Trecho 

“A capivara gigante em bambu é um dos principais símbolos da cidade nesta decoração de Natal, conectando a fauna local ao tema de Natal. Além da capivara, outros elementos relacionados ao pioneirismo e à história local farão parte da decoração, entre eles, as araucárias, que em alguns pontos da cidade substituem os tradicionais pinheiros de Natal”

-Cynthia Segatelli

Gerente de espaços culturais do município

 

Data 

14/11

Decoração de Natal será inaugurada em 14 de novembro 

 

Número 

2,3 milhões 

O investimento na decoração natalina será de R$ 2,3 milhões 



Créditos: Gazeta do Paraná 

Créditos: Gazeta do Paraná