Museu Oscar Niemeyer inaugura miniauditório com exposição inédita em Curitiba
Novo espaço tem capacidade para 50 pessoas e abriga fotos da coleção “Gente no MON”
Créditos: MON/Divulgação
O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, abriu ao público um novo miniauditório neste mês de fevereiro. O espaço, localizado no subsolo do museu, tem capacidade para 50 pessoas e foi projetado para receber eventos, debates e atividades culturais.
Além da nova estrutura, o local passa a abrigar uma exposição permanente com fotografias do acervo do museu. A mostra reúne 20 imagens feitas pelo fotógrafo Dico Kremer, integrantes da coleção “Gente no MON”.
As fotos registram visitantes do museu em momentos espontâneos e fazem parte de um projeto desenvolvido pela instituição. O material também foi incluído em uma publicação impressa que reúne parte do trabalho do fotógrafo.
Dico Kremer atua há mais de cinco décadas na fotografia. Entre março de 2016 e novembro de 2019, ele registrou milhares de visitantes do MON. Do total de mais de 5 mil imagens produzidas nesse período, 84 foram selecionadas para a coleção com curadoria de Fernando Bini.
Parte desse acervo foi doada ao museu e agora integra o novo espaço expositivo, ampliando o acesso do público ao conteúdo artístico.
O Museu Oscar Niemeyer é vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e reúne obras de artistas brasileiros e estrangeiros. O acervo inclui peças de artes visuais, arquitetura e design, além de coleções asiáticas e africanas.
O MON possui cerca de 14 mil obras e mais de 35 mil metros quadrados de área construída. O espaço é considerado o maior museu de arte da América Latina.
