Museu de Arte Contemporânea do Paraná promove nova série de oficinas gratuitas
A programação inclui oficinas de desenho, organizada pelo Setor Educativo do museu, de fragmentação e construção simbólica na arte, conduzida pelo artista Luiz Moreira, e outra que explora o potencial educativo das artes visuais, com o artista Ícaro Almeida.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) anuncia uma nova série de oficinas gratuitas neste mês de setembro. A programação inclui oficinas de desenho, organizada pelo Setor Educativo do museu, de fragmentação e construção simbólica na arte, conduzida pelo artista Luiz Moreira, e outra que explora o potencial educativo das artes visuais para documentar o imaginário da cidade de Tibagi, com o artista Ícaro Almeida.
O MAC Paraná, que ocupa duas salas no Museu Oscar Niemeyer (MON), oferece atividades interativas ao público como parte do programa Quarta Pública, realizado sempre às quartas-feiras com entrada sem custo. Duas das oficinas estão dentro desta programação (nos dias 11 e 18) e uma delas, a do dia 17, enquadra-se em atividades de outros dias da semana, que acontecem com formulário de inscrição e vagas limitadas, garantindo a gratuidade.
Confira os detalhes da programação:
-Oficina de Desenho: Explorando Silhuetas e Formatos
Programada para esta quarta-feira, 11 de setembro, das 14h30 às 16h, na Sala 9 do MAC no MON, a oficina será conduzida pelo Setor Educativo do museu. Inspirada nas técnicas do artista Nicholas Steinmetz, a atividade vai incentivar os participantes a explorarem a abstração nas artes visuais, preenchendo silhuetas e sobrepondo figuras para obter a interação entre formas e espaços. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia.
-Oficina: Fragmentação e Construção de Símbolos
Conduzido pelo artista visual Luiz Moreira, o evento permitirá que participantes sejam engajados em um exercício prático, utilizando giz pastel e imagens impressas para criar uma composição coletiva. Com inspiração na obra "Sistema de Exaustão", de Moreira, e em exibição na mostra “Coletiva”, a oficina explora a ressignificação de imagens e objetos por meio da arte, proporcionando uma experiência colaborativa. A atividade será na terça-feira (17), das 14h às 16h, na Sala 9 do MAC no MON. É gratuita, com vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo formulário de inscrição.
-Oração para Voltar para Casa
No dia 18 de setembro, das 14h às 16h, o artista visual Ícaro Almeida ministrará uma oficina que vai explorar o potencial educativo das artes visuais para capturar e documentar o imaginário da cidade de Tibagi. Por meio de múltiplas técnicas, como gravura com crochê, técnica mista, desenho e pintura, os participantes vão investigar a riqueza cultural e natural do município. Essa sessão busca promover um diálogo sobre a poética artística que emerge do espaço físico, usando as artes como veículo para narrar histórias. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia.
MAC Paraná
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, possui um acervo de mais de 1.800 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Atualmente, ocupa temporariamente as Salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer, devido à reforma em seu edifício-sede localizado na Rua Desembargador Westphalen, 16, no Centro de Curitiba. A instituição também conta com uma sala expositiva no centro da Capital, o MAC Paraná – Sede Adalice Araújo, na Rua Ébano Pereira, 240, com entrada gratuita de segunda a sexta-feira.
A ideia da criação de um Museu de Arte do Estado alimentada por artistas e intelectuais é concretizada sob a orientação de Fernando Pernetta Velloso, então chefe da Divisão de Planejamento e promoções Culturais da Secretaria da Educação.
Em 1970 é criado o Museu de Arte Contemporânea do Paraná a partir do decreto nº 18.447, de 11 de março, pelo então governador do Paraná, Paulo Pimentel. Funciona pelo período de um ano no Departamento de Cultura (na época sediado na Alameda Augusto Stellfeld), sob a direção de Fernando Velloso. No ano seguinte instala-se provisoriamente em um casarão na Rua 24 de maio. Neste período, ainda longe de ter uma sede ideal, o MAC promove eventos inéditos, como a comemoração dos 50 anos da Semana de Arte Moderna, em 1972.
Em 1974,o prédio da Rua Des. Westphalen, esquina com a Rua Emiliano Pernetta, ocupado anteriormente pela Secretaria de Saúde e Secretaria do Trabalho, é recuperado e adequado para abrigar o MAC. Construído em 1928 e considerado de estilo eclético, o imóvel é tombado como monumento histórico da cidade de Curitiba
Recolher, abrigar e preservar obras dos mais representativos artistas brasileiros, em especial os paranaenses, é a finalidade maior do MAC-PR. Em seu acervo estão cerca de 1.800 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, tapeçarias, instalações, vídeos, entre outras manifestações artísticas, provenientes de prêmios de Salões, aquisições e doações recomendadas pelo Conselho Consultivo. O museu realiza frequentemente exposições com obras do acervo, de artistas selecionados e convidados.
Além do acervo, o museu possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.
Serviço:
-Oficina de Desenho: Explorando Silhuetas e Formatos
Data: 11/09, quarta-feira – das 14h30 às 16h
Local: MAC no MON – Sala 9
Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia
-Oficina: Fragmentação e Construção de Símbolos
Data: 17/09, terça-feira – das 14h às 16h
Local: MAC no MON – Sala 9
Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmUQ12SdcfIohD7KWj7G9WghVZI_DVXfio-t-k2GqfkRKESw/viewform?pli=1
-Oficina: Oração para Voltar para Casa
Data: 18/09, quarta-feira – das 14h às 16h
Local: MAC no MON – Sala 9
Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia
MAC no MON
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
Créditos:AEN
Créditos: AEN