Majestoso na grande final da Copinha
Paulo Tricolor Paulista e Timão se enfrentam na grande final da Copa São Paulo neste sábado (25), no Pacaembu
Por Luciano Neves
A Copa São Paulo de futebol júnior é, de longe, a mais importante competição de base do Brasil. E olha que a competição é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), mas tem esse caráter nacional, já que reúne equipes de todo o país. Ao todo, 128 equipes iniciaram a Copinha no dia 02 de janeiro, divididas em 32 grupos de 4. Inclusive, até o Futebol Clube Cascavel teve o privilégio de disputar a Copinha pela primeira vez neste ano. No entanto, não passou da primeira fase.
Mas depois de 254 jogos, a Copinha de 2025 irá conhecer o campeão. Tradicionalmente, a decisão do torneio sempre ocorre no dia 25 de janeiro, data do aniversário de São Paulo. E neste sábado, dia em que a maior cidade da América Latina completa 471 anos, a decisão da Copinha coloca frente a frente dois gigantes que representam a capital paulistana: Corinthians e São Paulo vão se enfrentar às 10 horas, no Estádio do Pacaembu.
Os dois rivais vão fazer o clássico Majestoso numa final da Copinha pela terceira vez. Em 1993, o Tricolor Paulista levou a melhor sobre o Timão por 4 a 3. Naquele ano, o time revelou nomes importantes como Rogério Ceni no gol, Sérgio Baresi e Jameli. Já o Corinthians fez despontar para o mundo do futebol uma legião de atletas que viriam brilhar mais tarde, como André Santos, Silvinho e Marques.
O segundo Majestoso numa final de Copinha ocorreu onze anos depois, em 2004. Desta vez, deu Timão, que venceu por 2 a 0, com gols de Bobô e Rafael. Naquela safra da Copinha, o Corinthians revelou o goleiro Júlio César, o volante Rosinei e o atacante Jô. Já o São Paulo teve como principal revelação o atacante Diego Tardelli.
Histórico
O finalista que mais tem intimidade com a Copinha é o Corinthians. Dono de onze conquistas, o Timão vai em busca de sua 12ª taça. Inclusive, foi campeão do torneio em 2024 e chegou pela 20ª vez na final. O Tricolor Paulista é o segundo time que mais chegou na decisão da Copinha. Vivencia a sua 12ª final, mas tem apenas quatro títulos e tenta igualar Internacional e Fluminense, ambos com cinco títulos.
Os campeões
Corinthians 11 títulos
Fluminense 5 títulos
Internacional 5 títulos
São Paulo 4 títulos
Flamengo 4 títulos
Santos 3 títulos
Atlético-MG 3 títulos
Ponte Preta 2 títulos
Palmeiras 2 títulos
Nacional-SP 2 títulos
Portuguesa 2 títulos
Juventus-SP 1 título
Cruzeiro 1 título
Vasco 1 título
Guarani 1 título
América-MG 1 título
América-SP 1 título
Marília 1 título
Paulista 1 título
Roma 1 título
Santo André 1 título
Figueirense 1 título
Mandante
Mas o São Paulo tem um trunfo importante para superar o rival e levantar o caneco pela quinta vez: terá o apoio da torcida no Pacaembu neste sábado. O Tricolor Paulista será o time mandante na final da Copinha. Isso porque o time Sub-20 tricolor tem a melhor campanha da competição até aqui após a classificação diante do Criciúma e não será desbancado após o Corinthians avançar contra o Grêmio. O São Paulo venceu sete dos oito jogos que disputou na Copinha até agora – aproveitamento de 91,6%. O Tricolor empatou somente com o Fluminense, em 0 a 0, nas oitavas de final, passando nos pênaltis, por 5 a 4. No geral, foram 21 gols marcados e apenas três sofridos na competição. O Corinthians, por sua vez, soma seis vitórias, um empate e uma derrota em seus sete primeiros jogos na Copinha – aproveitamento de 79,1%. Ao longo da campanha o Timão marcou 16 gols e sofreu quatro. O mando de campo do São Paulo na final da Copinha fará bastante diferença, sobretudo por se tratar de um clássico contra o Corinthians, cuja torcida certamente lotaria o Pacaembu para apoiar a equipe.
Autor do gol da classificação contra o Grêmio e capitão do Timão, Bahia projetou a final contra o São Paulo e não se mostrou intimidade com o fato da partida ocorrer com torcida única, que será do Tricolor. “Acho que a gente fez uma ótima partida e tenho certeza que vamos fazer uma grande final. Jogo de futebol não tem essa de torcida. Então acho que quem se dá bem com a pressão, vai se sair melhor”, declarou.
Desfalque
O São Paulo terá um importante desfalque para o jogo decisivo contra o Timão. Isso porque o atacante Ryan Francisco, artilheiro da Copinha com dez gols, está suspenso. Ele já será aproveitado no time profissional na sequência da temporada. O Corinthians também tem um desfalque para o jogo decisivo. Luiz Fernando recebeu cartão vermelho na semifinal contra o Grêmio e fica de fora da final.
Créditos: Luciano Neves