Ponto 14

Mais uma estreia de Paranaense com derrota para o Cascavel

Serpente Aurinegra enroscou de novo no Leão do Vale do Ivaí, no Albino Turbay

Por Luciano Neves

Mais uma estreia de Paranaense com derrota para o Cascavel

Começar uma campanha de Campeonato Paranaense com vitória não é o forte do Cascavel. A Serpente Aurinegra iniciou, no último domingo, sua 11ª participação seguida na elite estadual. Em onze jogos de estreia, de 2015 para cá, o time só teve três vitórias. O Cascavel começou os estaduais de 2021, 2022 e 2023 com resultados positivos. Detalhe: em 2022, o time derrotou o Rio Branco por WO, já que o adversário não compareceu para o jogo. E só uma vez, em 2021, começou vencendo fora de casa. E em seis estreias, o Cascavel começou perdendo. No último domingo, no primeiro jogo oficial de Silvinho Canuto como treinador da Serpente Aurinegra, o time aurinegro foi derrotado pelo Cianorte por 2 a 1, de virada.

O Cianorte é, de fato, um adversário indigesto para o Cascavel. Os dois times se cruzam no Estadual desde 2017. E o Leão do Vale ampliou o retrospecto favorável sobre a Serpente Aurinegra no Paranaense. Agora, são nove jogos oficiais entre os dois times com quatro vitórias do Cianorte, três empates e apenas dois triunfos cascavelenses. Ambos se cruzaram em quatro ocasiões na Série D do Campeonato Brasileiro, com duas vitórias do Leão do Vale e dois empates.

O Cascavel só conseguiu derrotar o Cianorte uma única vez no Albino Turbay. Foi no Estadual de 2019, quando fez 2 a 0 sobre o oponente. No último domingo, buscava a segunda vitória, mas perdeu por 2 a 1 de virada. Ambos haviam se enfrentado durante a pré-temporada, no Torneio Paraná de Verão, com mais uma vitória do Cianorte. Ambos tinham um pouco mais de conhecimento sobre os elencos adversários. No entanto, a formação de Silvinho apresentou algumas deficiências. Em sua primeira escalação em jogos oficiais, Silvinho optou praticamente por um 3-4-3, que deu liberdade para o avanço dos laterais. Tanto Paulo Vitor na esquerda, quando Zé Augusto, depois Libano, na direita foram apoiadores. E foi com esse apoio que o Cascavel marcou o seu gol. Zé Augusto recuperou a bola no campo de ataque. Ela passou por Rodrigo Alves que ajeitou para Paulo Vitor concluir rasteiro. O detalhe é que o avanço dos laterais, atuando quase como alas, permitiu as investidas do Cianorte. Ambos os laterais do Cascavel tomaram muitas bolas nas costas. E foi num desses lances que o Cianorte marcou o gol da virada, no segundo tempo, marcado por Guilherme Baléa. Antes, na primeira etapa, Vini fez o gol de empate do Leão.

A derrota na estreia deixou o Cascavel no décimo lugar, ainda sem pontuar. E o tempo de recuperação é bem curto. Nesta quarta-feira (15), o time de Silvinho faz o primeiro jogo dentro de casa e enfrenta o líder do campeonato. Recebe o Londrina, às 20 horas, pela segunda rodada. Para esse jogo, Silvinho Canuto será forçado a fazer uma alteração, já que o volante Alex Paulino foi expulso e cumpre suspensão. O lateral Zé Augusto deixou o jogo machucado e é dúvida.

 

Balanço

O Campeonato Paranaense foi aberto no último sábado com dois jogos. E quatro partidas foram realizadas no domingo. Em seis jogos, foram 15 gols e o placar que mais se repetiu foi o 2 a 1, que ocorreu em quatro partidas. Mas quem melhor arrancou no Estadual foi o Londrina, que derrotou o time alternativo do Coritiba por 2 a 0, em pleno Couto Pereira, com dois gols de Iago Telles. Com isso, o próximo adversário do Cascavel fechou a primeira rodada na liderança com os mesmos três pontos de Maringá, Athletico-PR, Azuriz, Cianorte e Rio Branco. Porém, tem melhor saldo de gols que os concorrentes. O Furacão fez o primeiro grande clássico do Estadual. Derrotou o Paraná Clube por 2 a 1, no jogo de abertura. O Tricolor teve o primeiro gol do campeonato com Eduardo Tanque, mas o time sofreu a virada. O Azuriz também estreou com vitória e derrotou o Rio Branco por 2 a 1, mesmo placar da vitória do Maringá sobre o Independente São Joseense. O jogo com menos gols ocorreu em Ponta Grossa. O Operário derrotou o Andraus Brasil por 1 a 0.

 

Segunda rodada

A segunda rodada do Campeonato Paranaense será aberta nesta terça-feira (14). O Athletico-PR, que abriu o Estadual na vitória por 2 a 1 sobre o Paraná Clube, volta a jogar em casa e recebe o Rio Branco de Paranaguá. A partida será às 20 horas, na Ligga Arena, em Curitiba.