Mais de 5 toneladas de maconha são apreendidas em operações no Oeste do Paraná
Ações integradas da PM, Polícia Federal e PRF em cinco municípios resultaram em duas prisões, apreensão de veículos e retirada de mais de 5 mil quilos de droga de circulação
Créditos: Divulgação
As forças de segurança realizaram uma das maiores ofensivas contra o tráfico de drogas deste ano no Oeste do Paraná. Entre terça-feira (23) e quarta-feira (24), operações integradas resultaram na apreensão de mais de cinco toneladas de maconha em ações realizadas nos municípios de Toledo, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste e Foz do Iguaçu.
Ao todo, foram retirados de circulação aproximadamente 5.041 quilos da droga. As ações ocorreram no âmbito das operações SULMaSSP, Brasil Contra o Crime Organizado e Sinergia V, envolvendo equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), do 19º Batalhão da Polícia Militar, além da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
A maior apreensão foi registrada em Toledo. Durante fiscalização na BR-467, policiais localizaram 2.721 quilos de maconha escondidos em um compartimento oculto no teto de um caminhão frigorífico. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil.
Também em Toledo, outra ação resultou na apreensão de cerca de 640 quilos da droga. O motorista de uma Volkswagen Saveiro fugiu de uma abordagem policial, abandonou o veículo em uma plantação e conseguiu escapar.
Em Santa Helena, equipes do BPFRON e do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal apreenderam 1.142 quilos de maconha em um porto clandestino na região de São Vicente Chico. Os suspeitos fugiram para uma área de mata ao perceberem a aproximação policial, deixando para trás uma caminhonete e um automóvel carregados com a droga.
Já em Santa Tereza do Oeste, um homem de 23 anos foi preso após tentar fugir de uma abordagem. Depois de um acompanhamento tático, ele perdeu o controle do veículo e foi capturado. No carro, os policiais encontraram aproximadamente 480 quilos de maconha.
Em Foz do Iguaçu, outros 57 quilos da droga foram apreendidos em uma área próxima ao Rio Paraná. A suspeita é de que o entorpecente tenha sido trazido do Paraguai. Nenhum envolvido foi localizado.
Segundo a Polícia Militar, as apreensões representam mais um resultado do trabalho conjunto entre as forças de segurança que atuam na região de fronteira, considerada uma das principais rotas de entrada de drogas no país. Os veículos, os entorpecentes e os presos foram encaminhados às autoridades competentes para os procedimentos legais.
Foto: Divulgação
