Ponto 14

MAC Paraná recebe três exibições do Cineclube Cine Adélia nesta sexta-feira

Após as exibições, que começam às 18h30, o público será convidado a participar de um debate mediado pelas curadoras do Cine Adélia

Por Redação Gazeta do Paraná

MAC Paraná recebe três exibições do Cineclube Cine Adélia nesta sexta-feira

Na próxima sexta-feira, 29 de novembro, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) será palco da sessão de encerramento do cineclube itinerante Cine Adélia, com início às 18h30. Integrando a programação do Novembro Negro, o evento celebrará o cinema como espaço de reflexão e diálogo, trazendo à tona temas como ancestralidade, cultura e questões sociais.

 

A sessão exibirá três curtas-metragens:

"Pattaki" (2018), de Everlane Moraes – Um mergulho poético nas forças da natureza e nos poderes de Iemanjá, refletindo sobre a monotonia da vida e os impactos do desequilíbrio ambiental.

"De um Lado do Atlântico" (2020), de Milena Manfredini – Um diálogo visual entre a cineasta e seus referenciais afetivos, quebrando barreiras geográficas e temporais por meio de cartas imagéticas.

"Mal Di Mare" (2021), de João Vieira Torres – Uma reflexão crítica sobre o racismo sistêmico e a supremacia branca no mundo da arte, entrelaçando sonhos e realidade.

Após as exibições, o público será convidado a participar de um debate mediado pelas curadoras do Cine Adélia. A conversa contará com interpretação em Libras.

 

MAC PARANÁ

 O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, possui um acervo de mais de 2.000 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além do acervo, o museu possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

 

CINE ADÉLIA

O Cineclube Cine Adélia é um cineclube itinerante voltado para a discussão de temáticas negras. O nome é uma homenagem a Adélia Sampaio, cineasta do Cinema Novo e primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, em 1984.

 

Serviço:

Sessão de encerramento do Cineclube Cine Adélia

29 de novembro de 2024, 18h30

Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer (MON) – Sede temporária do MAC Paraná

  1. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Para mais informações, acesse as redes sociais do Cine Adélia ou envie um e-mail para cineadelia@gmail.com

 

 

Créditos: AEN