Líderes em campo pelo Campeonato Paranaense neste sábado
A terceira rodada será aberta neste sábado (18) com três partidas. Destaque para os jogos envolvendo Furacão e Leão do Vale
Por Luciano Neves
A primeira fase do Campeonato Paranaense de 2025 vai ser assim, num piscar de olhos. O Estadual desse ano iniciou no sábado passado. E neste sábado (18) a bola rola pela terceira rodada com três partidas. Inclusive, dois jogos terão os líderes em campo. A rodada será aberta com o confronto entre Independente São Joseense e Cianorte, que se enfrentam às 15h30, no Estádio do Pinhão. O jogo pode ser tratado como um confronto de opostos, isso porque o Leão do Vale tem 100% de aproveitamento e aparece na segunda colocação com seis pontos. O Cianorte estreou com vitória em casa diante do Cascavel. E no meio de semana derrotou o Maringá em pleno Willie Davids por 1 a 0. Com isso, fará o seu segundo jogo seguido como visitante.
Já o Independente é o vice-lanterna ainda sem pontuar. Duas derrotas em dois jogos. Na quarta, perdeu por 3 a 0 para o Coritiba, que passou a atuar com o time principal. O Independente, do técnico Lúcio Flávio, faz a primeira partida como mandante no Estadual.
Azuriz x Athletico
O líder Athletico-PR teve o privilégio de fazer os dois primeiros jogos como mandante na competição. E teve duas vitórias: 2 a 1 no clássico com o Paraná e 5 a 1 sobre o Rio Branco na última terça, resultados que deixaram o Furacão na liderança do Paranaense com seis pontos e 100% de aproveitamento. O time é o primeiro colocado porque tem melhor saldo de gols que o Cianorte. Neste sábado (18), o Athletico-PR faz o primeiro jogo como visitante e encara o Azuriz, às 16 horas, em Pato Branco. O representante do sudoeste faz o primeiro jogo em casa. Porém, irá cumprir uma punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O jogo deste sábado terá a presença apenas de mulheres e crianças. O Azuriz fez dois jogos longe de casa. Derrotou o Rio Branco por 2 a 1, mas na quarta perdeu para o Andraus por 2 a 0.
Londrina x Maringá
Um dos jogos desta terceira rodada é um clássico do norte do Estado e que já foi final do Estadual. O Londrina recebe o Maringá, às 16 horas, em seu primeiro jogo no Estádio do Café. O Tubarão começou o Estadual de maneira positiva com dois jogos como visitante. E somou quatro pontos com a vitória diante do Coritiba e o empate sem gols com o Cascavel na quarta. Claudinei Oliveira, técnico do Tubarão, valorizou o desempenho fora de casa. E também valorizou o trabalho de Jorge Castilho no comando do Maringá.
O Dogão, vice-campeão paranaense, fez os dois primeiros jogos no Estádio Willie Davids. Derrotou o Independente na estreia, mas na quarta perdeu para o Cianorte por 1 a 0.
Balanço
A segunda rodada do Campeonato Paranaense foi um pouco mais modesta que a primeira no quesito gols. Apenas 14 bolas na rede. Isso porque o Estadual teve o primeiro zero a zero, que ocorreu no jogo entre Cascavel e Londrina. Este também foi o primeiro empate na competição. Na última quinta, no fechamento da rodada, ocorreu o segundo empate: 1 a 1 entre Paraná e Operário. Mas a rodada teve também a maior goleada do campeonato. Na terça, o Athletico-PR fez 5 a 1 no Rio Branco de Paranaguá. Logo, o Furacão é dono do melhor ataque da competição com sete gols. E tem também o artilheiro do campeonato, Di Yorio, que marcou três vezes em dois jogos. E o lanterna Rio Branco é dono da pior defesa com sete gols sofridos. A melhor defesa pertence ao Londrina, o único time que ainda não sofreu gols no Estadual. Cascavel e Independente São Joseense têm os piores ataques. Apenas um gol em dois jogos. Quatro equipes ainda estão invictas na competição. Os líderes Athletico-PR e Cianorte, ambos com seis pontos, Londrina e Operário, que têm quatro. E outros quatro times ainda não venceram: Paraná Clube, Cascavel, Independente e Rio Branco.