Leão entre os melhores da Série D do Brasileiro
O Cascavel anunciou a dispensa de três jogadores nesta sexta-feira
Por Luciano Neves

O caminho do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro ainda é longo. Dos 64 times que iniciaram a competição, apenas quatro vão ter esse privilégio. A Série D do Brasileiro ainda está na primeira fase e foram realizadas apenas três rodadas. Logo, restam onze jogos nesta etapa da competição para que sejam definidos os classificados para a segunda fase. Ao fim desta primeira fase, metade das equipes será eliminada. E metade avança para o mata-mata. A segunda fase terá 32 times e quem passar três fases eliminatórias (segunda fase, oitavas e quartas de final) estará na Série C do ano que vem.
A Série D está apenas no início, porém, algumas equipes estão se destacando. Apenas três times têm 100% de aproveitamento. ASA, Ceilândia e Luverdense venceram os três jogos que fizeram na competição. O ASA de Arapiraca lidera o Grupo A4. Ceilândia e Luverdense dividem a liderança do Grupo A5, aliás, ambos têm campanhas idênticas. O Ceilândia tem ligeira vantagem por ter mais gols na Série D. Detalhe: os dois times fazem um confronto direto nesta quarta rodada. O jogo será neste sábado (10), às 18 horas, no Passo da Emas.
Das 64 equipes em disputa, 19 ainda estão invictas. Três delas estão no Grupo A1: os líderes Manauara e Águia de Marabá, ambos com sete pontos, e o Manaus, com cinco. No Grupo A2, são quatro invictos, três deles aparecem nas primeiras posições: Maranhão, Altos e Maracanã. Todos estão com cinco pontos e dividem a liderança da chave. Por isso, esse é um dos grupos mais equilibrados da Série D até agora. O Tocantinópolis também não perdeu, mas não venceu. São três empates em três jogos.
No Grupo A3, os líderes América-RN e Santa Cruz, ambos com sete pontos, ainda não perderam. Já no Grupo A4, além do ASA, o Barcelona de Ilhéus ainda está invicto. Porém, o time baiano também tem três empates. No Grupo A5, a Aparecidense, que está na terceira fase da Copa do Brasil e eliminou o Cascavel na fase anterior, ainda está invicta ao lado dos líderes Ceilândia e Luverdense.
O Grupo A7, o mesmo do Cascavel, tem três equipes invictas: os líderes Cianorte e Inter de Limeira, ambos com sete pontos, e o Itabirito, terceiro com cinco. E no Grupo A8, os invictos são o líder Joinville, que tem sete pontos, e o São José-RS, que tem cinco pontos.
Piores campanhas
Vinte equipes ainda não venceram nesta Série D. Logo, aparecem nas últimas posições em seus respectivos grupos. A pior campanha pertence ao Humaitá, lanterna do Grupo A1 com três derrotas em três jogos. A equipe fez apenas um gol e tem a pior defesa da Série D com dez gols sofridos. No Grupo A5, Porto Velho e Goianésia também sofreram três derrotas. E o Cascavel está neste grupo de vinte equipes que ainda não venceram. E aparece na lanterna do Grupo A7 com apenas um ponto. A Serpente Aurinegra tem a segunda pior defesa da Série D. Foram oito gols sofridos em três partidas. A equipe tentará alterar essa condição no jogo deste sábado (10) contra a vice-líder Inter de Limeira. A partida será às 15h30, no Estádio Olímpico Regional.
Dispensas
O Cascavel informou nesta quinta (08) o desligamento de três atletas: Taison, Bruno Dip e Nikollas Sena. De acordo com a nota, a saída dos três ocorreu “em concordância com o Clube”. Taison chegou ao Cascavel nesta temporada e disputou seis partidas, contando Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série D. Inclusive, foi capitão do time na primeira partida na Série D. Já Bruno Dip atuou em três jogos pela Serpente Aurinegra, sendo um em cada uma das competições disputadas neste ano. Ele foi titular na derrota para o Cianorte, já que o dono da posição, Paulo Victor, estava suspenso. Paulo Victor retoma a titularidade contra a Inter. Nikollas Sena participou de oito partidas durante o Estadual. Na nota, “o FC Cascavel agradece aos atletas pelos serviços prestados e deseja sucesso na continuidade de suas carreiras”.
Paranaenses
Os outros dois times do Paraná fazem boas campanhas na Série D. O Cianorte, que derrotou o Cascavel na rodada passada por 3 a 0, lidera o Grupo A7 com sete pontos. O Leão do Vale do Ivaí abre a quarta rodada neste sábado (10), às 15 horas, contra o Monte Azul, em São Paulo.
Já no Grupo A8, o Azuriz sofreu a primeira derrota na rodada passada e foi derrotado pelo Joinville por 1 a 0. Com seis pontos, caiu para o terceiro lugar na tabela. E pode se recuperar neste sábado, quando faz um confronto direto contra o Barra de Santa Catarina. A partida será às 18 horas, no Estádio dos Pioneiros, em Pato Branco. O Barra é o vice-líder da chave com seis pontos.
Créditos: Luciano Neves