GCAST

Karoline Gruchoski vai defender o Brasil no Pan de tênis de mesa

A jovem atleta cascavelense foi convocada para a Seleção Brasileiras e irá jogar o Campeonato Pan-Americano

Por Luciano Neves

Karoline Gruchoski vai defender o Brasil no Pan de tênis de mesa Créditos: Samantha Torres

Muito tem se falado sobre o tênis de mesa no Brasil. Isso em razão do desempenho dos principais nomes desta modalidade esportiva: Hugo Calderano e Bruna Takahashi. O casal, aliás, forma uma dupla neste esporte na modalidade de duplas. E cada um deles tem colocado o Brasil no primeiro escalão mundial. Hugo Calderano é o primeiro atleta do hemisfério sul a chegar à final de um mundial de tênis de mesa, onde conquistou a medalha de prata. Além disso, ele é campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, derrotando diversos jogadores chineses de destaque. No âmbito nacional, é tetracampeão pan-americano individual e liderou o Brasil na conquista da competição por equipes, garantindo a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O mesatenista esteve em Foz do Iguaçu no último fim de semana, onde foi campeão de uma etapa do circuito WTT, como o Star Contender de Foz do Iguaçu. Também venceu o Contender de Buenos Aires. Esse currículo inspira vários mesatenistas pelo Brasil.

E não há dúvidas que o desempenho da dupla formada por Calderano e Takahashi motiva a jovem mesatenista Karoline Gruchoski, que está só começando a trajetória internacional. Em Cascavel e no Paraná, ela já é uma referência, apesar da pouca idade. Agora, Karoline recebeu um chamado importante. Ela foi convocada para defender a Seleção Brasileira de tênis de mesa e irá disputar o Campeonato Pan-Americano da modalidade na categoria Sub-15. O torneio será em Rosário na Argentina e está programado para os dias 24 a 31 de agosto. A competição é classificatória para o Campeonato Mundial de tênis de mesa.

Karoline, que representa a Associação de Mesatenistas de Cascavel (AMC), é uma das quatro brasileiras convocadas na categoria Sub-15 feminina. Ela atende aos critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), por estar entre as 20 melhores do ranking nacional da categoria. A delegação brasileira embarca para a Argentina no dia 22 de agosto. Além de Karoline, o Paraná também será representado por Emanuelly Victória Alves dos Santos, de Londrina, na mesma categoria.

Karoline relata que não esperava ser chamada para o Pan da Argentina. “Na verdade, no dia que saiu a convocação eu não estava nem esperando. Tanto é que eu não estava me preparando para nenhum campeonato específico, só treinava regularmente. Mas saiu a convocação e eu fique bem feliz”, disse ela. A partir da convocação, Karoline revela que a comissão técnica da AMC aumentou a carga de treinamentos, já visando a competição na Argentina. “Tudo isso para chegar no Pan-Americano e fazer um bom desempenho”, disse ela.

A mesatenista acrescentou que, depois do Campeonato Pan-Americano na Argentina, ela terá outras duas competições importantes programadas para o mês de setembro. “Logo depois do Pan, uma semana, já tem a disputa de uma Copa Brasil. E na semana seguinte tem a fase nacional dos Jogos Escolares, em Brasília. Eu vou participar de ambos, é um atrás do outro, então o trabalho não para”, completou.

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp