Juiz marido de filósofa "pró-assalto" liberta homem com 86 registros policiais
Casara é casado com a filósofa petista Márcia Tiburi, ex-candidata ao governo do RJ pelo PT, conhecida por críticas falas polêmicas
Por Da Redação

O juiz Rubens Roberto Rebello Casara, da 43ª Vara Criminal do TJ-RJ, libertou Patrick Rocha Maciel, 21 anos, carioca com 86 citações policiais e sete detenções. Preso em julho por furtar dois apartamentos em Copacabana, além de um templo evangélico e uma farmácia, Maciel tem histórico de ameaça, roubo e lesão corporal. A juíza da audiência de custódia havia apontado “habitualidade criminosa” e risco de reincidência, mas Casara discordou, afirmando não haver “dados concretos” para mantê-lo preso e que “não há espaço para futurologia”.
Casara é casado com a filósofa petista Márcia Tiburi, ex-candidata ao governo do RJ pelo PT, conhecida por críticas à direita e falas polêmicas, como a de 2015 em que disse “ser a favor do assalto” dentro de uma lógica de injustiça social. O casal escreveu a peça Um Fascista no Divã, que, segundo eles, trata do impeachment de Dilma Rousseff e da “ascensão do fascismo”.
O magistrado, ligado a grupos como Prerrogativas e já presente em eventos do PSOL e MST, é autor de livros e defensor de posições críticas ao sistema prisional. A Constituição e a LOMAN proíbem juízes de exercer atividade político-partidária.
*Com informações de Revista Oeste
