Jovens advogados prometem atuar com ética e defender a cidadania
Sessão solene realizada na OAB Cascavel acolheu profissionais de Cascavel e região nos quadros da Ordem no Paraná
Por Gazeta do Paraná

Em uma cerimônia emocionante, familiares, amigos e representantes de mais nove subseções da região celebraram a conquista e a entrada de mais 27 profissionais nos quadros da Ordem. O compromisso público da advocacia com a Justiça, a democracia e os direitos fundamentais foi assumido na sede da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel).
Esta foi a nona solenidade sediada este ano em Cascavel. Participaram também bacharéis de Toledo, Medianeira, Dois Vizinhos, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Tri-Fronteira, reforçando a dimensão regional e a integração da advocacia.
A sessão foi conduzida pela secretária-geral adjunta Carla Schons de Lima e presidida pela presidente da Subseção de Cascavel, Silvia Regina Mascarello Massaro, que destacou que a carteira da Ordem simboliza estudo, renúncias e sonhos, além da responsabilidade com a Justiça. Para inspirar a nova geração, Silvia citou Sobral Pinto, para quem “A advocacia não é uma profissão para covardes”. A fala reforçou que a carreira exige ética, coragem e dedicação, mesmo diante de uma sociedade em constante transformação.
Formalidade e emoção
A tradição do juramento combina formalidade e emoção. Conduzidos pela bacharel Taís Taiane Basso Del Bianco, de Toledo, os jovens prometeram atuar com dignidade, independência e ética, respeitando prerrogativas profissionais e defendendo a Constituição, os direitos humanos e a justiça social.
A secretária-geral da Subseção, Eliane Deola da Fonseca, ressaltou o papel das famílias e amigos nesse momento histórico na vida de cada profissional. “Hoje é um dia de orgulho para todos que estiveram ao lado de vocês. Sejam bem-vindos à sua nova casa, que é a OAB, a casa da democracia. As prerrogativas da advocacia protegem não apenas o profissional, mas a própria cidadania”, pontuou.
Voz e resistência
Durante o juramento, os jovens lembraram que a carteira da Ordem é fruto de esforço, resiliência e fé. Ane Natacha Meneguetti, de Cascavel, citou o livro de Eclesiastes para celebrar a perseverança diante dos desafios da aprovação. “Há tempo para todas as coisas; e este é o nosso tempo”.
O advogado Silvano do Vale Braz, também de Cascavel, trouxe à cerimônia uma marca de representatividade. Ao vestir a beca no dia que marca 167 anos do fim da escravidão no Brasil, lembrou a trajetória de sua mãe e a presença negra na advocacia. “Nossa presença é necessária. Mais do que vitória individual, este é um marco coletivo, que honra nossos antepassados e inspira outros negros a ocuparem espaços de decisão”, afirmou.
Sexto Ano e apoio da CAA
Como parte da transição, os novos advogados ingressaram no Programa Sexto Ano da OAB Paraná, apresentado por Aline Bianchi Lopes Garcia, presidente da Comissão da Advocacia Iniciante. O programa oferece kit com token, acesso ao JusBrasil, isenção para cadastro na Sociedade Individual de Advocacia e outros recursos para facilitar a prática profissional. Aline também convidou os jovens a participar ativamente da Comissão, espaço de acolhimento e troca entre colegas.
Lucas Velasco, diretor de Inovação da CAA-PR, apresentou a rede de serviços da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná. Entre os benefícios estão auxílios pecuniários, maternidade, emergencial, mensal por motivo de saúde, funeral, atendimento a vítimas de violência, plano de previdência OABPrev, atendimento médico virtual 24 horas, sessões com psicólogos gratuitas e convênios em saúde e lazer. “Nosso compromisso vai além do suporte financeiro; significa garantir saúde, acolhimento e qualidade de vida em cada fase da carreira”.
Presenças
A mesa de abertura contou com o tesoureiro da OAB Cascavel, Josnei Oliveira da Silva; a diretora da Jovem Advocacia e conselheira subseccional, Juliana Kuhn; a presidente da 9ª turma do Tribunal de Ética e Disciplina e representante do curso de Direito da Unipar, Camila Milazoto Ricci e a coordenadora do Conselho Subseccional, Amanda Jackeline Kern.
As cadeiras de honra receberam as conselheiras estaduais da OAB Paraná, Suzana Perboni e Doralice Marchioro; a coordenadora do Exame de Ordem da Subseção, Denise de Lima; o conselheiro subseccional Edson José Perlin; e o coordenador das Comissões da OAB Cascavel, Rômulo Mingotti.
Representando os demais cursos de Direito, participaram Viviana Bianconi (FAG), Andreia Postal (Anhanguera) e Antonella Neves (Univel), coordenadora da ESA.
