Investimentos da Sanepar em Londrina somam quase R$ 1 bilhão até 2029
Balanço foi apresentado pela Sanepar para a Prefeitura de Londrina. A obra de ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Norte, localizada no jardim Eucalipto, foi um dos pontos da pauta.
Por Graziele Redação

Representantes da Sanepar e a Prefeitura de Londrina, na região Norte, se reuniram nesta quinta-feira (21) para alinhar os investimentos em andamento na cidade. A Companhia tem quase R$ 1 bilhão em projetos e obras previstos até 2029 na cidade.
A reunião contou com a participação do diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o diretor de Operações, Sergio Wippel, dos gerentes Sergio Portela (Geral Comercial), Antonio Gil Gameiro (Geral da Sanepar na Região Nordeste), Rafael Leite (Engenharia Nordeste), Victor Romano (Regional Londrina), Gil Henrique Kikuchi (Industrial Londrina), do assessor da Presidência, Fabrício Castilho, do prefeito Tiago Amaral, e dos secretários municipais Otávio Gomes (Obras e Pavimentação), Marcos Rambalducci (Planejamento, Orçamento e Tecnologia) e Claudio Bravim (IPPUL).
A obra de ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Norte, localizada no jardim Eucalipto, foi um dos pontos da pauta. Recém-licitada, ela visa o aproveitamento do biogás para geração de energia.
Outra obra em andamento no município é a implantação de um moderno e completo sistema de esgotamento sanitário no distrito de Irerê com uma ETE e cerca de 13 km de tubulações entre interceptor e rede coletora. Esse sistema deverá atender 65% do distrito. A obra tem conclusão prevista para fevereiro de 2026. Há ainda a Central de Tratamento de Lodo, para secagem térmica com aproveitamento de biogás. Os testes operacionais estão previstos para abril de 2026.
“Na ETE Norte vamos aplicar métodos mais contemporâneos, para que possamos performar ainda melhor daquilo que nós fazemos hoje. Teremos o uso do gás, para que possamos fazer termocombustão, e o lodo, que é produzido do tratamento do esgoto, possa ser secado e que tenha um destino ambientalmente mais adequado. Esse é o grande trabalho que estamos fazendo”, detalhou Bley.
Ele também citou entregas do primeiro semestre, como os quatro grandes centros de reservação instalados nas zonas Norte, Sul e Leste e a adutora da Sergipe. “Fizemos uma grande reunião de trabalho para entender as demandas do município, entender as nossas ações e, em cima disso, estabelecer uma sinergia para que toda a população de Londrina possa ser beneficiada. Água é vida e nós queremos entregar essa qualidade de vida a todos”, complementou.
O prefeito declarou a parceria com a Sanepar. “Existem obras que são absolutamente estratégicas para a Sanepar e, automaticamente, para a cidade de Londrina. E ETE Norte é uma obra que vai trazer um resultado e um ganho significativo em termos de qualidade e capacidade de tratamento de esgoto. E, também, a destinação do lodo, problema ambiental extremamente importante e que vai ser destinado para fins de utilização do gás, para a geração de energia”, disse.
“Tratamos de formas e ferramentas para a gente poder adiantar obras que, às vezes, são de tamanhos menores, mas extremamente importantes para a população que tem aguardado há bastante tempo. A ideia é a gente não perder serviço e não criar dificuldades um para o outro. Estamos todos imbuídos do mesmo propósito”, destacou Amaral.
Créditos: Assessoria Agência Estadual de Notícias