Hércules Lacovic e Gustavo Zago organizam oficina de criação musical gratuita
A oficina, que é gratuita e aberta ao público, acontece entre os dias 29 e 31 de outubro, a partir das 19 horas, na sala de dança do Teatro Municipal Sefrin Filho. A atividade é voltada para voltada músicos e pessoas interessadas no tema. Não é obrigatório levar instrumentos musicais. As inscrições podem ser feitas através do formulário eletrônico nos perfis: @hercules.producoes ou @justavoz, no Instagram.

Na edição desta terça-feira (29), o Caderno Mais traz mais uma recomendação de atividade cultural. A nova recomendação, deve agradar principalmente aqueles que têm curiosidade em desbravar o mundo da música.
Usada para expressar sentimentos, materializar a criatividade e o potencial de criação de compositores, a música faz parte do dia a dia de todas as pessoas, seja de quem faz, ou de quem consome este formato de arte.
E é para aproximar o público-ouvinte do processo de criação, que acontece, entre os dias 29 e 31 de outubro, a partir das 19 horas, na sala de dança do Teatro Municipal Sefrin Filho, a “Oficina de Criação Musical”.
Ministrada por dois nomes de destaque no cenário musical de Cascavel, Gustavo Zago e Hércules Lacovic, a oficina, que é completamente gratuita e aberta ao público, será uma verdadeira imersão em meio aos processos criativos que envolvem a composição musical.
A atividade é ofertada como uma contrapartida do projeto “Paranóia Ao-Vivo”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo. Os leitores de boa memória podem se recordar que o projeto já foi tema de outras reportagens do Caderno Mais, entre o ano passado e este ano. O show de lançamento do disco homônimo “Paranóia” foi apresentado no dia 29 de julho de 2023, no Teatro Municipal Sefrin Filho, e ganhou uma gravação especial, que chegou às plataformas em 29 de julho de 2024.
Em sua mais nova etapa, o projeto não só compartilha o resultado de se trabalhar a música, mas também se ramifica ao ensinar sobre a produção desta.
Em entrevista ao Caderno Mais, Hércules Lacovic, um dos ministrantes da atividade, explica que a oficina é voltada para músicos e pessoas interessadas no tema e tem como objetivo promover elementos que auxiliem os artistas em seus processos criativos de composição, independentemente do gênero musical praticado por cada um: “O público-alvo são compositoras(es) e pessoas interessadas no tema. Nosso objetivo é que a turma se estabeleça de forma muito diversa e dinâmica, já que não pretendemos segmentar para qualquer gênero musical. O objetivo é prover elementos que auxiliem os artistas em seus processos composicionais, independentemente de gênero ou estilo”, esclarece Hércules Lacovic.
Para isso, a programação será dividida em três encontros, onde os oficineiros devem compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre as etapas que podem ser seguidas para se criar canções originais e autorais.
Hercules Lacovic conta ainda que as aulas serão ministradas por ele e Gustavo de forma complementar, para que ambos possam usar de suas experiências no ramo para construir, não só um momento de aprendizado, mas também um ambiente de liberdade de expressão para os alunos: “Como eu e Gustavo temos duas trajetórias distintas um do outro dentro da composição, as oficinas vão acontecer de forma que complementem as nossas visões sobre o tema. Eu estarei mais focado na abordagem da música enquanto linguagem, adentrando também na parte da construção poética dentro de temas musicais. O Gustavo focará nos assuntos mais voltados à forma, estrutura musical e aplicação de conceitos harmônicos dentro de uma composição. Mas haverá muito espaço para a expressão dos alunos e muitas propostas de construção coletiva”, esclarece.
O oficineiro aponta ainda que é necessário que os inscritos levem nenhum tipo de material, no entanto, os músicos que quiserem, poderão levar seus instrumentos para serem usados no momento da prática em conjunto.
Um outro requisito que não é obrigatório para participar da oficina é a experiência. Não é necessário que os inscritos tenham experiência com música para que possam acompanhar as aulas: “O pré-requisito é o básico: ter vontade de aprender”, finaliza Hércules.
Reforçando o recado, os músicos de Cascavel Hércules Lacovic e Gustavo Zago ministram gratuitamente uma “Oficina de Criação Musical”, entre os dias 29 e 31 de outubro, a partir das 19 horas, na sala de dança do Teatro Municipal Sefrin Filho.
Para fazer a inscrição gratuita, que está sujeita à disponibilidade de vagas, basta acessar o formulário eletrônico, disponível através dos perfis: @hercules.producoes ou @justavoz, no Instagram.
Data
29-31/10
Oficina de Criação Musical acontece entre os dias 29 e 31 de outubro
Trecho
“Como eu e Gustavo temos duas trajetórias distintas um do outro dentro da composição, as oficinas vão acontecer de forma que complementem as nossas visões sobre o tema. Eu estarei mais focado na abordagem da música enquanto linguagem, adentrando também na parte da construção poética dentro de temas musicais. O Gustavo focará nos assuntos mais voltados à forma, estrutura musical e aplicação de conceitos harmônicos dentro de uma composição. Mas haverá muito espaço para a expressão dos alunos e muitas propostas de construção coletiva”
-Hércules Lacovic
Oficineiro
Créditos: Redação