Gauchão começa nesta quarta-feira com a dupla Gre-Nal em campo
O Internacional visita o Guarany de Bagé, às 19 horas, fora de casa. O Grêmio terá pela frente o Brasil de Pelotas, também como visitante
Por Luciano Neves
A bola irá rolar nesta quarta-feira (22) para a primeira rodada do Campeonato Gaúcho. A primeira rodada terá cinco jogos hoje e mais um na quinta-feira. O Gauchão teve uma mudança no formato em relação aos campeonatos passado. Agora, os doze clubes foram divididos em três chaves de quatro. Cada chave é encabeçada por um dos integrantes da Série A do Brasileiro. Atual campeão, o Grêmio está no Grupo A com Avenida, Guarany de Bagé e São José-RS. Já o Internacional é cabeça de chave do Grupo B com Caxias, Pelotas e Ypiranga de Erechim. E o Juventude está no Grupo C com Brasil-PEL, Monsoon e São Luiz.
No entanto, os times não se enfrentam dentro de seus grupos. As equipes de uma chave cruzam com os times dos outros dois grupos. Logo, o Gauchão terá o clássico Gre-Nal. O confronto entre Grêmio e Internacional será no dia 08 de fevereiro, na Arena Grêmio, pela sexta rodada. Na primeira fase, serão oito rodadas. Apenas quatro equipes avançam para as semifinais: os primeiros colocados de cada chave e o melhor segundo colocado.
Na primeira rodada, o Internacional joga fora de casa e visita o Guarany de Bagé, às 19 horas, no Estrela D’Alva. O Juventude estreia em casa e recebe o Ypiranga de Erechim, no mesmo horário, no Alfredo Jaconi. Já o Grêmio também estreia na condição de visitante e joga contra o Brasil de Pelotas, às 22 horas, no Bento Freitas.
O Internacional é o maior campeão do Campeonato Gaúcho com 45 títulos. No entanto, vivencia um jejum e não venceu o Estadual desde 2016. Neste período, viu o rival Grêmio vencer sete Gauchões seguidos e encostar na contagem. O Tricolor Gaúcho chegou a 43 títulos e ainda é o atual campeão. No ano passado, fez a final contra o Juventude, então comandado por Roger Machado. O treinador trocou o Papo pelo Internacional e agora tenta acabar com esse jejum do Inter. O Grêmio busca o octa, mas teve troca no comando técnico. Saiu Renato Gaúcho e chegou o argentino Gustavo Quinteros.
O Grêmio tem um jejum em Gre-Nais. Foi derrotado nos últimos quatro encontros contra o rival, três deles no ano passado.
Créditos: Luciano Neves