Fogão defende a vantagem contra a LDU na Libertadores
No jogo de ida, o Botafogo venceu por 1 a 0 e joga pelo empate para chegar nas quartas de final
Por Luciano Neves

O Botafogo busca o bicampeonato da Libertadores da América nesta temporada. Para seguir vivo na disputa, o Glorioso defende a vantagem contra a LDU do Equador, às 19 horas, no Estádio Casa Blanca. No jogo de ida, o Botafogo venceu por 1 a 0, no Nilton Santos. Se não sofrer gols hoje estará classificado para a próxima fase da competição, já que joga pelo empate. A LDU precisa de uma vitória por dois gols de diferença. Se devolver o placar provoca uma disputa de pênaltis. O confronto das oitavas também é um confronto de campeões da América. O Fogão faturou o título na edição do ano passado. E a LDU conquistou a glória eterna em 2008.
O Botafogo vem de um revés contra o Palmeiras, por 1 a 0, no Nilton Santos, no último domingo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após a derrota para o Palmeiras, o técnico Davide Ancelotti qualificou as lesões como uma "situação de emergência". O Botafogo tem três desfalques confirmados para a partida: os zagueiros Bastos (joelho esquerdo) e Kaio Pantaleão (coxa direita) e o lateral Cuiabano (tornozelo esquerdo) não viajam para o jogo contra a LDU.
Por outro lado, a equipe terá três reforços. David Ricardo e Newton, que tiveram lesões e foram desfalques contra o Palmeiras, foram reavaliados e podem atuar. O atacante Arthur Cabral, que se machucou no último treino, também apareceu entre os relacionados para o confronto com a equipe equatoriana.
São Paulo
A fase de oitavas de final da Libertadores da América será concluída nesta quinta-feira. Quem passar do confronto entre LDU e Palmeiras será o adversário do São Paulo na próxima fase. Desse modo, se o Fogão passar irá repetir o confronto das quartas da edição passada contra o Tricolor Paulista. O São Paulo precisou das penalidades para despachar o Atlético Nacional da Colômbia, após o empate em 1 a 1 no tempo normal.
O técnico Hernán Crespo celebrou a classificação suada do São Paulo, mas reconheceu que o desempenho da equipe poderia ter sido melhor. “Fico muito feliz pela classificação, mas acho que o time poderia ter jogado melhor. Jogamos contra um time muito difícil, muito organizado e experiente. Jogamos um bom futebol em alguns momentos, mas podemos fazer mais coisas boas. Agora temos tempo para tentar melhorar, continuar nesse sonho que é a Copa Libertadores. Da outra parte, continuar a trabalhar para construir outra oportunidade para o que vem”, afirmou Crespo em coletiva.
Essa foi a primeira vez que Hernán Crespo vivenciou uma noite de Copa pelo São Paulo com o Morumbis lotado. Em sua primeira passagem, o treinador não chegou a ter tal experiência devido à pandemia de Covid-19, que levou à proibição de público nos estádios por determinado período.
Antes das quartas de final da Libertadores, o São Paulo volta suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro novamente. O Tricolor mede forças contra o Atlético-MG neste domingo (24), às 20h30, no Morumbis, pela 21ª rodada da competição nacional.
Invicto
O São Paulo garantiu seu espaço nas quartas de final da Libertadores na noite da última terça-feira, no Morumbis. A equipe paulista empatou em 1 a 1 com o Atlético Nacional-COL e ampliou a invencibilidade na competição continental. Diante do resultado, o Tricolor chegou ao 17º jogo sem perder na Libertadores, sendo nove vitórias e oito empates conquistados no período. A última derrota ocorreu na 1ª rodada da edição passada, na qual a equipe, na época treinada por Thiago Carpini, perdeu por 2 a 1 para o Talleres-ARG. De acordo com dados do Sofascore, o clube do Morumbis registra um aproveitamento de 69%. Ao todo, a equipe marcou 24 gols e sofreu apenas nove, além de ter acumulado 11 jogos sem ser vazado.
A sequência invicta já é a maior da história do São Paulo na Libertadores. Na vitória sobre o Libertad, pela quarta rodada da fase de grupos, o time, ainda comandado por Luis Zubeldía, chegou ao 12º jogo invicto e superou a série de 1974, quando o Tricolor ficou 11 jogos sem perder. Na atual edição, o São Paulo soma três vitórias e cinco empates.
Créditos: Gazeta Esportiva