​Fidelcino Tolentino receberá título de cidadão honorário de Cascavel

Cerimônia acontece no dia 28 de maio, às 16h

Por Gazeta do Paraná

​Fidelcino Tolentino receberá título de cidadão honorário de Cascavel Créditos: Divulgação

A Câmara de Cascavel entrega na próxima quarta-feira (28), a partir das 16h, o título de cidadão honorário ao ex-prefeito de Cascavel, Fidelcino Tolentino. Proposto pelo presidente da Casa, Tiago Almeida e pelo vereador Cidão da Telepar. A cerimônia acontecerá no plenário e contará com a presença de autoridades, familiares e amigos.

Fidelcino Tolentino nasceu em 12 de agosto de 1937 em Santo Anastácio (SP), filho de José Tolentino e Maria Tolentino. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, foi vereador de 1973 a 1974, quando se elegeu pela primeira vez deputado estadual e reeleito em 1978.

Foi eleito prefeito em 1982, tendo como vice Adelino Marcon. Marcou sua administração com a inauguração do Núcleo Industrial, seguido da construção de dois ginásios de esportes, o do Bairro São Cristóvão (Ginásio Francisco Pian) e o da Neva (Ginásio Odilon Reinhardt).

Concluiu o Parque Ecológico Paulo Gorski e o Terminal Rodoviário Helenise Pereira Tolentino.

Ampliou a rede de esgoto, concluiu e inaugurou a Avenida Tancredo Neves e dois viadutos sobre a BR-277.

Tolentino foi eleito para o segundo mandato em 1992. Nessa gestão teve destaque a construção do Parque Tecnológico e Industrial de Cascavel, administrado pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel), também criada em sua gestão.

No dia 11 de novembro de 1984, na primeira gestão, inaugurou a barragem do Lago Municipal de Cascavel, que começou a ser projetada dez anos antes, na administração Pedro Muffato.

Nesse período (1994) foi reconhecida a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e, no ano seguinte, instalada a Univel, primeira faculdade particular de Cascavel.

Tolentino instalou a Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos e a sucursal no Bairro Cascavel Velho, além de 50 bibliotecas escolares.

Inaugurou o espaço cultural Igreja do Lago e o MAC (Museu de Arte de Cascavel). Construiu as marginais na rodovia BR-277, ampliou e alargou a Avenida Rocha Pombo e revitalizou o Parque Ecológico com ciclovias e sistemas de iluminação.

Assessoria de Imprensa/CMC