corbelia setembro

Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu começa com apresentações culturais e bate-papo com escritores

Evento literário chega à 20ª edição com programação até domingo (16), reunindo autores, artistas e atividades em vários pontos da cidade

Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu começa com apresentações culturais e bate-papo com escritores Créditos: Divulgação

20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILFI) foi aberta na noite desta quarta-feira (12), com apresentações culturais e o primeiro bate-papo entre escritores. O evento segue até domingo (16), com mais de 50 atrações na área central da cidade e nos bairros.

A abertura oficial ocorreu no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com participação das crianças da Associação Fraternidade Aliança (AFA), que apresentaram o espetáculo “Foz, uma história para contar”. O grupo foi acompanhado pelo maestro Gilson e pelos músicos Tiago Rossato e Sofia Goulart.

Em seguida, os escritores Henrique Rodrigues, Gloria Kirinus e Micael Alvino participaram de uma conversa sobre o tema “A palavra está no ar: Santos Dumont, Literatura e Outras Viagens”. O encontro também marcou o lançamento do livro “Santos Dumont nas Cataratas”, de autoria de Micael Alvino, que aborda a visita do inventor às Cataratas do Iguaçu em 1916 e o contexto histórico da época.

Santos Dumont é um dos homenageados desta edição, ao lado do escritor Dalton Trevisan, que completaria 100 anos em 2025. O tema central da feira neste ano é “Da literatura ao conhecimento”, com o objetivo de incentivar a leitura e a reflexão sobre o papel do livro na formação cultural e social.

Programação e estrutura

A FILFI reúne mais de 30 escritores, entre nomes locais, nacionais e um convidado internacional. A programação inclui debates, apresentações de dança, música, teatro e circo, além de oficinas, exposições e sessões de contação de histórias.

As atividades ocorrem no Complexo Central de Grandes Eventos, que abrange as praças da Paz e Getúlio Vargas, o Calçadão da Avenida Rio Branco e as estações culturais Haroldo Alvarenga e Anamaria Teigão. Também há ações descentralizadas em bairros da cidade, com foco na democratização do acesso à literatura e à arte.

A feira é organizada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural, e conta com o apoio de instituições como o Sesc, Senac, Unioeste, Itaipu Parquetec e Secretarias de Educação e Turismo.

Destaques desta quinta-feira (13)

  • 8h30 e 10h30 – Oficina Lavra Palavra, com Gloria Kirinus, no Espaço Cultural Haroldo Alvarenga

  • 9h – Oficina Memórias da Terra, com Aliã Wamiri Guajajara, na Estação Cultural Haroldo Alvarenga

  • 9h – Apresentação musical Pisêres de Embaúba, na Fundação Cultural

  • 14h – Mesa e lançamento do livro Moeda de Troca, com Lucas Motta, Lhaisa Andria e Renata Dembogurski

  • 18h – Afoxé e performance Griot, no Palco da Criação

  • 19h30 – Mesa de debate Narrativas perigosas: entre fronteiras e utopias ecológicas, com Morgana Kretzmann e Luciana Ribeiro

Acesse nosso canal no WhatsApp