Fé e gastronomia: Santa Tereza lança a 17ª Festa da Polenta
Evento que acontece em maio teve seu lançamento na noite de quarta-feira no salão paroquial da Igreja Santa Teresa D´Ávila
Por Gazeta do Paraná

A Festa da Polenta, que neste ano está em sua 17ª edição, se transformou em um dos maiores eventos gastronômicos da região Oeste do Paraná. No ano passado, a festa atraiu mais de 30 mil pessoas a Santa Tereza do Oeste, município com pouco mais de 13 mil habitantes. Na noite de quarta-feira (9), aconteceu o lançamento oficial da festa durante um evento no salão paroquial da Igreja Santa Teresa D’Ávila.
O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de maio, e a expectativa dos organizadores é superar o público do ano passado. Rony César Reway, coordenador-geral da festa, destaca que, além da gastronomia, está previsto um show com a dupla Althair & Alexandre. Os valores dos pratos serão os mesmos do ano passado, já que a coordenação optou por não reajustar os preços.
A festa envolve aproximadamente 600 pessoas na organização. “É uma festa que movimenta o município, movimenta o comércio, o que é muito bom para a economia local. Então, é uma festa regional. A festa foi lançada em 2008, então nós já estamos na 17ª edição”, enfatiza o coordenador.
O prefeito Amarildo Rigolin destacou que a Festa da Polenta integra a região e se tornou o maior evento do município. “Para nós, é sensacional ter um evento dessa modalidade”, diz.
O arcebispo Dom José Mário Scalon Angonese participou do evento e ressaltou a importância do envolvimento comunitário na festa. “O ser humano, quando não é completo, se isola. Já nas primeiras páginas da Bíblia está escrito: ‘Não é bom que o homem esteja só’, ou seja, o cristianismo — para nós, católicos — valoriza muito a vivência comunitária. Ela nos dá a identidade da fé. A fé não amadurece fora da comunidade”, afirma.
Para o padre Claudir Vicente, pároco da Igreja Santa Teresa D’Ávila, que assumiu a paróquia recentemente e participa pela primeira vez da organização, o caráter de confraternização da festa é marcante. “O pessoal sempre prepara tudo com muito carinho, sempre traz novidades. E o mais importante de tudo isso, além da gastronomia, é o encontro, a confraternização e também a possibilidade que esse evento gera: a arrecadação de recursos para melhorias dentro da caminhada da igreja, inclusive na parte estrutural, que também serve a toda a sociedade. ”
O vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô, também prestigiou o evento.