RESULT

Fantasma campeão: um balanço do Campeonato Paranaense

No último sábado, o Operário levou a melhor sobre o Maringá nas penalidades e faturou o bicampeonato

Por Luciano Neves

Fantasma campeão: um balanço do Campeonato Paranaense Créditos: André Jonsson

A edição de 2025 do Campeonato Paranaense foi concluída no último fim de semana. A última partida do Estadual foi a final entre Operário e Maringá no Germano Krüger. Os dois times empataram em 1 a 1 no tempo normal e a decisão do título foi para as penalidades máximas. E deu Fantasma: vitória por 5 a 4 com o goleiro Elias sendo o salvador do Operário ao defender a última cobrança. Este foi o segundo título do Operário no Campeonato Paranaense. O clube de Ponta Grossa fez a sua 16ª final do Estadual. O time não chegava numa decisão deste 2015, ano que faturou o primeiro título. Dez anos depois, sob o comando de Bruno Pivetti, o bicampeonato veio com uma campanha consistente. Em 17 jogos, o Fantasma teve sete vitórias, oito empates e apenas duas derrotas. O ataque marcou 25 gols e a defesa sofreu 14. O Fantasma foi o melhor time da fase classificatória. No entanto, teve um caminho duro até o título. Passou pelo Independente São Joseense nos pênaltis, depois de dois empates em 1 a 1. Nas semifinais, foi derrotado pelo Londrina por 1 a 0 no jogo de ida em casa. Mas venceu a partida de volta por 2 a 1 e avançou nas penalidades. E na decisão contra o Maringá, abriu 2 a 0 no jogo de ida, no Willie Davids, e permitiu o empate. No jogo de volta em casa, saiu atrás no marcador e empatou o jogo, garantindo o segundo título nos pênaltis. Esta foi a quarta decisão por penalidades que o time de Bruno Pivetti teve nesta temporada. O Operário é um dos três times paranaenses na Série B do Campeonato Brasileiro. Na próxima sexta-feira (04) estreia contra o Criciúma em Santa Catarina.

O Maringá fez a sua quarta final do Campeonato Paranaense e teve o seu quarto vice-campeonato. O time de Jorge Castilho fechou o Estadual com o melhor ataque com 28 gols marcados. A defesa sofreu vinte. Em 17 jogos, o Maringá teve sete vitórias, cinco empate e cinco derrotas. Apesar do vice, a campanha dá moral para o Dogão que vai disputar a Série C do Brasileiro. A estreia vai ser no dia 12 de abril contra o Guarani, em Campinas.

O Estadual teve 80 jogos com 190 gols, uma média de 2,37 por partida. Iago Teles e Matheus Moraes foram os goleadores do Paranaense com oito gols.

Créditos: Luciano Neves