RESULT

FC Cascavel se prepara para estreia na Copinha

Cascavel conta com experiência do técnico Cesar Bueno, que conhece bem o torneio

Por Gabriel Porta Martins

FC Cascavel se prepara para estreia na Copinha Créditos: Assessoria

O Futebol Clube Cascavel fará sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior no próximo dia 5 de janeiro contra o Sport Recife, uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro. O confronto promete ser o mais desafiador da primeira fase para os cascavelenses. Restando apenas dez dias para o início da competição, os jogadores do sub-20, carinhosamente apelidados de “Piás do Ninho”, seguem em preparação intensa para representar o clube em sua primeira participação no maior torneio de base do Brasil. 
A sequência do Cascavel na fase de grupos será contra o Referência, no dia 8 de janeiro, e encerrará contra o Boavista-RJ, no dia 11.
“O Sport vem muito forte. Eles conquistaram recentemente uma competição nacional em Pernambuco, então chegam como um adversário de peso. Nosso grupo ficou bem complicado. Apesar de as pessoas olharem mais para as grandes camisas, como a do Sport, tanto o Boavista quanto o Referência são equipes com grande investimento nas categorias de base. O Boavista foi semifinalista do Carioca, e o Referência chegou às fases finais do Paulista. Esses clubes tratam o sub-20 como a principal categoria, então será um grande desafio para nós”, analisou o técnico Cesar Bueno.

Destaques
O FC Cascavel encara a Copa São Paulo de Futebol Júnior com um elenco reduzido na categoria sub-20. Desde a disputa da Copa Sul, última competição oficial do ano, a base sofreu a perda do atacante Matheus Goiás, grande destaque da temporada. Para preencher a lacuna, os jovens Ryan, Davi Rosa e João Pedro estão sendo testados como possíveis substitutos. Apesar das mudanças, o grupo está determinado e focado em dar uma resposta positiva na estreia contra o Sport Recife. No gol, a Serpente Aurinegra conta com a segurança de Victor, um dos principais nomes da equipe e peça fundamental para o sucesso na competição. O técnico Cesar Bueno falou sobre o estágio atual de preparação. “É difícil mensurar com precisão, mas estamos próximos de 80%, principalmente na questão física. Após a Copa Sul, alguns atletas receberam férias, e tivemos que realizar uma readaptação física. Taticamente e tecnicamente, houve trocas de peças no elenco, então agora estamos ajustando a preparação para a estreia no dia 5 contra o Sport", afirmou Bueno.

Experiência
Enquanto o FC Cascavel fará sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o técnico Cesar Bueno já conhece bem os desafios da competição. Esta será sua terceira participação na Copinha: em 2023, ele comandou o Cuiabá, e em 2019, esteve à frente do Coritiba no torneio. “Temos apenas dois ou três jogadores no elenco que já jogaram a Copa São Paulo, o restante são estreantes. Além disso, estamos com um grupo mais jovem, com atletas sub-18, sub-19, e até garotos de 17 anos que já vão jogar. Nosso primeiro objetivo é passar de fase, o que já seria um grande feito. Em uma competição com 128 equipes, você já deixa 64 para trás ao avançar na primeira fase. Depois disso, enfrentamos os jogos eliminatórios, e podemos cruzar com um grupo muito forte como o do Palmeiras. Por isso, o foco inicial é fazer uma boa estreia contra o Sport, um jogo muito difícil, para buscar a classificação nos dois jogos seguintes”, explicou o treinador.