F1 define limite de 25 voltas por jogo de pneu no GP do Catar
Decisão da FIA e da Pirelli obriga ao menos dois pit stops na corrida de Losail
Créditos: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
A Fórmula 1 confirmou nesta segunda-feira (17) que todos os pneus utilizados no GP do Catar terão limitação máxima de 25 voltas. A determinação, aprovada pela FIA após análise técnica da Pirelli, será aplicada durante todo o fim de semana e cria, na prática, um formato de corrida com pelo menos duas paradas nos boxes.
A restrição vale para treinos, classificação, sprint e corrida. O controle de quilometragem não considera apenas as voltas de formação, de saída para o grid e as completadas após a bandeirada.
O limite foi adotado por causa do desgaste elevado observado no circuito de Losail nas últimas temporadas. Em 2024, os compostos chegaram ao ponto crítico de degradação, principalmente no pneu dianteiro esquerdo. A etapa ficou marcada também pelo calor extremo, que deixou vários pilotos esgotados e rendeu críticas à organização.
Segundo a Pirelli, os dados daquele fim de semana mostraram pneus trabalhando muito próximos da capacidade estrutural máxima. Mesmo com mudanças recentes nas zebras e nas áreas de escape, o risco permanece em 2025.
Com 57 voltas previstas para a corrida principal, os pilotos serão obrigados a realizar ao menos dois pit stops. A sprint, de 19 voltas, não exige paradas. Antes da largada, as equipes receberão o número atualizado de voltas restantes em cada jogo disponível, incluindo aqueles usados na classificação.
Além do impacto técnico, o GP do Catar pode ter influência direta na disputa pelo título mundial entre Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen, dependendo dos resultados da etapa anterior, em Las Vegas.
A prova está marcada para 30 de novembro e será a penúltima do calendário, antes do encerramento da temporada em Abu Dhabi, no dia 7 de dezembro.
