Etapa marcante do Moto 1000 GP em Cascavel
Moto 1000 GP teve duas etapas no mesmo fim de semana em Cascavel
Por Luciano Neves

O fim de semana foi marcante para o Moto 1000 GP em Cascavel em todos os sentidos. Marcante por situações excelentes para a categoria e também por situações que criaram uma ligeira decepção. O Moto 1000 GP realçou a sua relação com o Autódromo Internacional Zilmar Beux. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade abriu o calendário em Cascavel, no mês de abril. Como a organização cancelou a etapa de Curvelo por força maior, as provas que estavam previstas para Minas Gerais vieram para Cascavel. Logo, o Zilmar Beux recebeu duas etapas com a programação de oito corridas, quatro no sábado e outras quatro no domingo, nas categorias GP 300, GP 600, GP 660 Daytona, uma novidade em Cascavel, e a GP 1000, a categoria principal.
E foi na GP a grande novidade: a presença de Eric Granado, o principal nome da motovelocidade brasileira na atualidade. Acostumado a provas internacionais, ele fez a estreia no Moto 1000 GP em Cascavel. E venceu a corrida de sábado. “Estou muito feliz. A moto estava perfeita, com um ótimo trabalho da equipe desde os treinos livres”, destacou Granado.
O piloto explicou ainda que fez apenas uma participação em Cascavel. Porém, existe a possibilidade dele e da equipe Honda integrarem o grid do Moto 1000 GP na próxima temporada. “Essa é uma decisão que cabe à equipe”, sintetizou ele.
Mas em sua segunda corrida em Cascavel, Granado esteve envolvido na situação decepcionante: a queda de vários pilotos.
Na abertura da décima volta no último domingo, cinco pilotos caíram depois que a moto de Julio Fortunato despejou óleo na pista. Foi um acidente impressionante e a prova foi interrompida com bandeira vermelha. Mas, apesar do susto, nenhum piloto se feriu. A organização do Moto 1000 GP suspendeu a prova por questões de segurança. E depois de uma reunião com integrantes da Confederação Brasileira de Motovelocidade, o Moto 1000 GP invalidou a corrida. “Após avaliação da situação da pista, concluí que não havia condições de realizar uma nova largada mesmo após a equipe do MOTO1000GP realizar o tratamento e a limpeza do local. Expus minha decisão ao júri, que referendou. Entendemos que a pontuação é importante para o campeonato, mas a segurança dos pilotos vem sempre em primeiro lugar”, declarou Marcus Tucano, diretor de provas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Quem ganhou com isso foi o argentino Mauro Passarino, que chegou em Cascavel na liderança da categoria. E continua na ponta da GP 1000 agora 112 pontos apenas oito de vantagem para Ramiro Gandola. A sexta etapa do MOTO1000GP será em 5 de outubro, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. A cidade gaúcha receberá o MOTO1000GP novamente após 10 anos.
Créditos: Luciano Neves