PREF CORBELIA  CAMPANHA: OUTUBRO/2025

Estão abertas as rematrículas na rede municipal de Foz do Iguaçu

Secretaria Municipal da Educação alerta pais e responsáveis sobre prazos e documentos necessários para garantir a continuidade das vagas nos CMEIs e escolas municipais

Estão abertas as rematrículas na rede municipal de Foz do Iguaçu Créditos: Secom/Divulgação

A Secretaria Municipal da Educação de Foz do Iguaçu abriu o período de rematrículas para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas da rede municipal. O processo, que acontece em etapas ao longo do mês de outubro e início de novembro, é essencial para assegurar a continuidade da vaga das crianças no ano letivo de 2026 e evitar filas e aglomerações no início do próximo ano.

De acordo com a pasta, o cronograma foi elaborado para atender diferentes modalidades e faixas etárias, permitindo que cada unidade, seja escola ou CMEI, organize o atendimento conforme sua realidade e o fluxo de famílias.

Nos dias 22 e 23 de outubro, ocorre o período de rematrículas para alunos das turmas de Infantil 3 e Infantil 4 que permanecerão na mesma unidade. Nesse mesmo intervalo, as famílias que desejam transferir o filho para outro CMEI podem solicitar a declaração de matrícula, documento obrigatório para formalizar o pedido de transferência em 2026.

Em seguida, entre 27 e 28 de outubro, as famílias que solicitaram a declaração deverão comparecer ao CMEI de destino para efetivar a matrícula, respeitando a disponibilidade de vagas. Nesses dois dias, também é o momento para os alunos do Infantil 4 que ingressarão no Infantil 5 das escolas municipais realizarem a matrícula diretamente na secretaria da escola desejada, apresentando o documento emitido pelo CMEI de origem.

Escolas Municipais

Nas escolas da rede municipal, o processo segue calendário semelhante. Nos dias 22 e 23 de outubro, será feita a rematrícula dos alunos do Infantil 5 que já frequentam a unidade e que, em 2026, passarão para o 1º ano do Ensino Fundamental. Para esses casos, a vaga é automaticamente garantida, desde que o processo seja realizado dentro do prazo.

Nos dias 27 e 28, as famílias que pretendem transferir crianças do Infantil 4 (em CMEIs) para o Infantil 5 (em escolas) também deverão procurar a secretaria da escola desejada, apresentando a declaração de matrícula fornecida pela unidade atual.

A partir de 3 a 7 de novembro, será a vez dos CMEIs receberem as rematrículas das turmas de Infantil, Infantil 1 e Infantil 2. Nesse mesmo período, as escolas municipais farão as rematrículas dos alunos do 1º ao 4º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA – 1º semestre), além de novas matrículas para esta modalidade.

Segundo a Diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Tatiane do Carmo, o cumprimento dos prazos é fundamental para evitar contratempos e garantir tranquilidade às famílias.

“Essas datas são muito importantes, porque é o momento de garantir a continuidade da vaga do seu filho para o próximo ano, sem necessidade de filas ou aglomerações. A rematrícula assegura a vaga automaticamente, então não é preciso madrugar nas unidades nem tentar fazer o processo em mais de um local”, afirmou.

LEIA TAMBÉM NA EDITORIA PÚBLICO 

•Paraná quer transformar área da nova Ponte de Guaratuba em polo turístico com Complexo Náutico

•Celepar é denunciada ao TCE por contrato com a Google

Assembleia inicia tramitação de emenda que amplia descontos no IPVA em atraso

Bombeiros do Paraná iniciam treinamento da Força-Tarefa de Resposta a Desastres

Mudança de unidade e lista de espera

Para quem deseja mudar de unidade, o procedimento de transferência para alunos do Infantil 3 e 4 (2025) deve ser realizado agora, conforme o calendário em vigor. Já as famílias que não conseguirem efetuar o processo neste momento poderão cadastrar os filhos na lista de espera para Infantil 4 e 5 (2026) a partir de 1º de dezembro de 2025.

No caso das escolas, os pedidos de transferência e novos cadastros na lista de espera começam em 21 de janeiro de 2026, com as datas das novas matrículas a serem divulgadas posteriormente.

A Secretaria reforça que todo o processo é gratuito e que as famílias devem apresentar documentação atualizada das crianças e responsáveis. A iniciativa faz parte da política de planejamento da rede municipal de ensino, garantindo melhor organização das turmas e gestão das vagas.

Acesse nosso canal no WhatsApp