Dois grandes clássicos nas quartas de final da Copa do Brasil
Vasco e Botafogo fazem o jogo de ida no duelo carioca. Galo e Raposa jogam fazem o duelo mineiro
Por Luciano Neves

Oito times seguem na busca pelo título da Copa do Brasil. Destes, seis já foram campeões da competição mais democrática do país e dois querem vencer o torneio pela primeira vez. A fase de quartas de final será aberta nesta quarta-feira (27) e o sorteio foi caprichoso. Formou dois grandes clássicos estaduais. No Rio de Janeiro, Vasco e Botafogo fazem o jogo de ida às 21h30, no São Januário. Mais cedo, às 19h30, Atlético-MG e Cruzeiro fazem o primeiro grande clássico na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Cariocas
No duelo entre cariocas, o Vasco já venceu a Copa do Brasil na edição de 2011 e busca o bicampeonato. No entanto, o momento é de turbulência no Cruzmaltino. Isso porque foi derrotado nos últimos dois jogos pelo Brasileiro. Perdeu para Juventude e Corinthians, respectivamente, sequência que deixou o Vasco próximo da zona do rebaixamento. O técnico Fernando Diniz já começa a balançar no cargo e uma derrota para o rival Botafogo pode ocasionar a saída do treinador.
O Botafogo ainda sofre com a queda precoce na Libertadores da América. Na semana passada, foi derrotado pela LDU por 2 a 0. Mas a equipe de Davide Ancelotti juntou os cacos e derrotou o Juventude por 3 a 1 pelo Brasileiro no fim de semana. O Fogão passou a tratar a Copa do Brasil com prioridade, já que é um título que o clube ainda não tem. O Botafogo foi finalista da edição de 1999 e ficou com o vice-campeonato.
Mineiros
O confronto que mais chama a atenção nesta fase da Copa do Brasil é o duelo mineiro entre Atlético-MG e Cruzeiro. Aliás, os dois rivais de Minas Gerais já até fizeram uma final do torneio, na edição de 2014, e o Galo foi campeão. Serão oito títulos da Copa do Brasil. Maior vencedor do torneio, o Cruzeiro tem seis taças contra duas do Galo. O Atlético-MG é um dos poucos times no Brasil com três competições em andamento. A equipe do técnico Cuca tem Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana pela frente.
O Cruzeiro luta em duas frentes: quer se manter na disputa do título do Brasileirão e buscar o hepta da Copa do Brasil. Na competição de pontos corridos, o time é o terceiro colocado com 41 pontos, um a menos que o vice-líder Palmeiras e cinco a menos que o líder Flamengo. No entanto, a boa fase do Cruzeiro passa pelo desempenho de alguns de seus principais jogadores. Um deles é Kaio Jorge, goleador do Brasileirão com 15 gols. O atacante foi convocado por Carlo Ancelotti para defender a Seleção Brasileira. Além dele, o zagueiro Fabrício Bruno também foi chamado para os próximos compromissos da Amarelinha.
Créditos: Luciano Neves