Dias das Crianças: Instituto Stein investe no futsal feminino de base
As escolinhas estão presentes em 12 polos de Cascavel e oferecem aulas gratuitas do esporte para meninas a partir de 7 anos
Por Luciano Neves

Esporte: a prática metódica, individual ou coletiva, de um jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e competição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), implementar atividades físicas e esportes ainda na infância contribui para o desenvolvimento integral da criança, promovendo saúde física, mental e social, além de prevenir doenças e criar hábitos saudáveis para a vida adulta.
Pensando nisso, em 2022, o Instituto Stein, fundou a primeira escolinha de futsal para meninas, no Colégio Estadual Brasmadeira. Hoje, mais de 280 alunas, entre 7 e 16 anos, participam de aulas semanais em 12 polos. Para Beto Stein, vice-presidente do Instituto, “o objetivo, desde o início do projeto, foi oportunizar a prática esportiva por meio do esporte mais praticado no Brasil, o futsal, para um grupo muitas vezes esquecido nesse meio – as meninas”.
Edna Cândido dos Santos é mãe de Larissa, de 12 anos, e de Laiza, de 7. As duas filhas frequentam o projeto do Instituto. “A mais velha, desde pequena, gosta muito de bola — principalmente de futebol. Ela treinava uma vez por semana com os meninos, mas sempre queria mais. Descobrimos as aulas do Stein através das redes sociais, e já faz três anos que a Larissa participa. Ela também convidou as amigas, e hoje levo ela, minha outra pequena de 7 anos, além de mais três coleguinhas que as mães trabalham e não conseguem levar”, conta Edna.
A mãe acredita que o trabalho com as meninas contribuirá diretamente para o futuro delas. “A Larissa também treina no Sub-11 do clube e ama. O projeto, sem dúvidas, ajudará muito na descoberta de grandes craques para o futuro. Sempre ressalto aos responsáveis a importância dessa iniciativa e sou muito grata por minhas filhas fazerem parte dela”, ressalta Edna.
“Queremos que elas imaginem um futuro melhor”, afirma Cindy Rodrigues, coordenadora de projetos sociais do Instituto Stein. “O futsal vem para agregar na vida delas, ser mais uma opção. A nossa missão é ser melhor a cada dia, atendê-las da melhor maneira possível e permitir a formação de habilidades motoras e sociais”, completa. Cindy explica que a prática do futsal é utilizada como ferramenta para abordar temas sobre responsabilidade com o corpo, autocuidado, autoconfiança e bem-estar físico e emocional.
Créditos: Da redação