Dia do consumidor: Inadimplência teve queda de 13% no último ano, em Cascavel
Ao longo de 2024 mais de 125 mil pessoas tiveram o “nome sujo na praça”, apesar dos números o resultado é positivo se comparado com anos anteriores
Por Gazeta do Paraná

O Dia do Consumidor é comemorado neste sábado (15), data em que o comércio oferece aos clientes diversas liquidações, descontos imperdíveis e opções de pagamento para cada tipo de bolso. Todo cuidado nessas datas comemorativas é pouco, já que muitas pessoas têm a tendência de se empolgar e gastar mais nesses períodos.
O SPC (Serviço de Proteção de Crédito) da Acic registrou, no ano passado, 125.643 CPFs negativados, ou seja, 36% da população de Cascavel, em algum momento do ano passado, teve o “nome sujo na praça”. Deste total, 55% são mulheres e 45% são homens.
Ainda de acordo com o SPC-Acic, o índice de negativados teve uma queda significativa de 13%, se comparado 2024 com 2023. No ano passado, a inadimplência chegou a 18% e, em 2023, ano mais crítico, atingiu 31%.
De janeiro a fevereiro deste ano, foram contabilizados 14.497 CPFs no serviço de proteção e crédito. É o caso da vendedora Viviane Silveira, que ficou desempregada e não conseguiu manter as contas em dia.
“Como sou a provedora da minha casa e crio meus dois filhos sozinha, infelizmente, entre manter a alimentação, o aluguel e as demais despesas das crianças, meu CPF foi parar no Serasa por conta de um financiamento bancário. Mas pretendo regularizar minha situação assim que possível”, comenta.
Assim como a vendedora Viviane, milhares de brasileiros enfrentam mensalmente o desafio de equilibrar o orçamento para fechar as contas do mês. Outro desafio para o consumidor também é evitar cair em golpes, já que a cada hora um novo golpe é lançado na praça por criminosos audaciosos, e a quantidade de golpes é cada vez maior.
Por isso, o Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) orienta os consumidores a redobrar o cuidado nas compras, principalmente aquelas realizadas via aplicativos ou sites.
Entre as principais reclamações de clientes que procuram o órgão em Cascavel estão: compras em que os produtos não chegam ao endereço do consumidor, ou quando o produto chega e não está de acordo com o anúncio, apresentando qualidade inferior, além do não cumprimento da garantia sobre o produto adquirido.
“Nós orientamos que os consumidores redobrem a atenção, principalmente em compras realizadas pela internet. Dicas básicas como verificar no rodapé do site o endereço e se há CNPJ; aliás, o consumidor pode copiar o número de cadastro e consultar no site da Receita Federal. Cuidar com erros gramaticais no site e orientamos não acessar/abrir links enviados por e-mail ou em aplicativos”, explica o procurador do Procon – Cascavel, Lucas Fracaro.
Outra dica de segurança é criar um cartão virtual somente para aquela compra específica que será feita pela internet.
“O cartão tem uma proteção maior e, em caso de golpe, a instituição financeira do cliente fará uma análise para ver se há possibilidade de ressarcimento. Também é indicado limitar os valores de transação via Pix, em horário comercial, à noite e de madrugada”, acrescenta Fracaro.
Ranking das reclamações no Procon-Cascavel
-Descontos indevidos para pensionistas e aposentados
-Descumprimento de garagistas em relação aos veículos usados quando apresentam defeitos
-Telefonia (Rescisão de contrato e fidelidade do cliente)
Consumidores têm buscado mais orientações
A sede anterior do Procon em Cascavel apresentava média de 874 atendimentos/mês, a nova sede inaugurada em março de 2024, teve um salto na média para 1.064 atendimentos/mês. Somente em 2024 foram mais de 12 mil atendimentos.
“A gente percebeu que desde 1995 até o momento mais pessoas procuraram o Procon, são mais pessoas tendo acesso e conhecimento sobre os seus direitos e defesa. Hoje as pessoas nos buscam não apenas para denunciar, mas sim também orientações”, finaliza.
Eliane Alexandrino/Gazeta do Paraná