GCAST

Deputado Lupion visita Coopavel e se diz preocupado com o Plano Safra

Um dos principais pontos de atenção, segundo ele, é o aumento das taxas de juros para produtores

Por Gazeta do Paraná

Deputado Lupion visita Coopavel e se diz preocupado com o Plano Safra Créditos: Divulgação

O deputado federal Pedro Lupion, presidente da Federação Parlamentar da Agricultura, no Congresso, esteve nesta semana em Cascavel para uma visita institucional à Coopavel, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil. Acompanhado de assessores, Lupion foi recebido pelo presidente Dilvo Grolli e por gerentes e líderes da cooperativa, entre eles o coordenador do Show Rural Coopavel, o agrônomo Rogério Rizzardi.

Durante o encontro, Pedro Lupion manifestou preocupação com pontos sensíveis do Plano Safra 2024/2025, anunciado nesta semana pelo governo federal. Um dos principais pontos de atenção, segundo ele, é o aumento das taxas de juros para produtores, o que pode comprometer a competitividade do agronegócio brasileiro. O parlamentar também alertou para a não liberação, até o momento, de recursos destinados ao seguro agrícola — item considerado fundamental para dar segurança e previsibilidade ao produtor rural.

Algumas mudanças anunciadas são preocupantes. Há especialistas que defendem, inclusive, a necessidade de repensar esse Plano Safra, para que ele continue contribuindo com o desenvolvimento da agricultura, imprescindível não apenas para o Brasil, mas para o mundo.

“O Brasil colheu, na última safra, cerca de 320 milhões de toneladas de grãos. Isso coloca o país como um dos principais fornecedores de alimentos do mundo, responsável por alimentar aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo. É imprescindível que políticas públicas estejam alinhadas com esse protagonismo”, afirmou o presidente da FPA.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, aproveitou a visita para comentar sobre o atual momento da economia brasileira e os investimentos da cooperativa. Com mais de 54 anos de atuação, a Coopavel emprega atualmente cerca de oito mil colaboradores diretos e mantém forte atuação no setor produtivo, industrial e de inovação tecnológica. A visita também permitiu que o parlamentar e sua equipe conhecessem detalhes dos novos projetos da Coopavel e a estrutura que a cooperativa mantém para apoiar seus cooperados.

Assessoria

 

Acesse nosso canal no WhatsApp