Decoração natalina de Cascavel será inaugurada amanhã. Confira detalhes do projeto:
O programa Gazeta Entrevista recebeu a Gerente de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel, Cynthia Segatelli, para um bate-papo sobre a escolha do tema “Natal dos Pioneiros” e sobre a escolha dos elementos e materiais que integram o projeto. Confira:
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Em seu último episódio, o Gazeta Entrevista, mais um dos programas que compõem a programação do GCast, o videocast da Gazeta do Paraná, a jornalista Bruna Bandeira recebeu a Gerente de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel, Cynthia Segatelli, para um bate-papo sobre um assunto de grande repercussão no município nas últimas semanas, a decoração natalina da cidade, que será inaugurada nesta quinta-feira (14), com o acendimento das luzes e a chegada do Papai Noel, às 19 horas, em frente da Prefeitura Municipal.
A Gerente de Projetos da Secretaria de Cultura é a responsável pela coordenação do projeto de decoração “Natal dos Pioneiros” e está em seu segundo ano à frente da atividade. Segatelli começou a conversa refletindo sobre a repercussão quanto a decoração natalina do município neste ano, que é marcada por materiais que fazem referência ao pioneirismo, usados para dar forma a elementos que homenageiam a fauna e flora locais, como a capivara e a araucária, por exemplo.
Ela conta que a proposta, apresentada pelo prefeito Leonaldo Paranhos, de homenagear os pioneiros locais, contou com a inserção de diferentes elementos, todos misturados à referências locais: “O prefeito decidiu que queria algo que valorizasse as pessoas que chegaram antes, e as ideias já começaram, para sabermos como usaríamos elementos decorativos de fora, já que não temos elementos decorativos nativos, para criar algo que faça um mix da decoração de Natal com o que nós temos aqui”,explica.
Sobre a escolha das capivaras, de três metros de altura, quatro metros e meio de comprimento e um metro e meio de largura, Cynthia explica que o animal já vem sendo destaque no município, não só nas regiões de mata, mas também em meio às publicidades oficiais: “A capivara foi um dos elementos que a gente escolheu porque faz parte da nossa fauna local, é muito fácil a gente caminhar pelo Lago Municipal e ver as capivaras, mas temos também uma apropriação geral da imagem da capivara, que tem se tornado um elemento do marketing do município e de outras empresas privadas”, esclarece.
Ela revela ainda que, um outro elemento regional, que simboliza o estado do Paraná, também deve dividir espaço com as capivarinhas natalinas na decoração, e aproveitou para dar uma prévia sobre as novidades que devem ser instaladas em breve no município: “Teremos também a instalação de araucárias no meio da cidade, a araucária em si é um símbolo do estado do Paraná. Vamos fazer um cenário com carruagem no calçadão, tudo com espaços cenográficos para o pessoal tirar fotos”,explica.
Repercussão
A decoração, que é uma novidade em Cascavel, gerou uma grande repercussão nas ruas e nas redes sociais, principalmente em relação aos elementos menos convencionais, quando o assunto é Natal, como a presença das capivaras gigantes de bambu, por exemplo.
Para a gerente de projetos, a repercussão se deve justamente pelo fator “ineditismo” da decoração, mas revela que a aceitação vem sendo majoritariamente positiva: “O público sempre vai se posicionar com um lado positivo ou com a rejeição, mas tivemos uma aceitação muito positiva. Quando instalamos a primeira capivara, as pessoas começaram a sair de casa para ver o novo, e a ideia é justamente conseguirmos tirar a população de casa para passear”, continua.
Cyntia Segatelli esclarece que a escolha da decoração, além de fazer uma homenagem ao pioneirismo, foi pensada para ser sustentável para o meio ambiente: “A lei que rege as licitações teve uma alteração, e ela frisa muito a sustentabilidade, nós quisemos inovar na decoração e também na sustentabilidade pela escolha do material, porque o bambu é uma planta incrível, que não precisa ser desmatada para ser coletada, e continua a puxar a poluição do ar mesmo estando instalada na capivara. Frisamos muito o cuidado com o meio ambiente, então tudo que pudermos fazer para evitar os danos, estamos fazendo”, conta.
Uma outra pauta relacionada à polêmica escolha dos materiais sustentáveis para a decoração natalina, como o bambu, está relacionada à questão financeira. A decoração completa, que resultará, juntamente com as demais programações temáticas, R$ 2,3 milhões ao município de Cascavel, vem despertando curiosidade do público sobre a possibilidade de economia dos recursos municipais: “Um questionamento que tem me aparecido com frequência é sobre isso, o público acredita que o bambu seja mais barato, mas o bambu não é mais barato, por trás das tramas da decoração têm um artesão. Por mais que seja uma planta, precisa ser cultivada, tem o tratamento, tem o antichamas, tem toda uma precaução”, conta.
E para que tudo ficasse pronto à tempo, o município de Cascavel contou com um intenso planejamento e a participação de diferentes empresas contratadas para a montagem da decoração: “Temos três equipes de três empresas diferentes, temos um pessoal na casa do Papai Noel, uma equipe para a montagem das árvores, um pessoal na montagem dos pisca-piscas, são aproximadamente 40 pessoas na rua para que a gente entregue no prazo”, acrescenta.
Em meio a tantas novidades e repercussões relacionadas ao Natal de 2024, a gerente de projetos foi questionada sobre as expectativas para a decoração e programação natalina do próximo ano, já que a espera do público é sempre a superação em relação à edição anterior: “Eu pensei justamente isso, porque a decoração ainda nem está pronta e as pessoas já estão maravilhadas, então, ano que vem a responsabilidade vai ser muito maior, porque estamos extraindo um sentimento de renovação das pessoas, mas posso garantir que teremos inovação para tentar surpreender ainda mais”, finaliza.
Para conferir o bate-papo do Gazeta Entrevista na íntegra, basta acessar o perfil: @gazetadoparana, no You-Tube.
Data
14/11
Acendimento das luzes da decoração natalina será nesta quinta-feira (14)
Trecho
“A capivara foi um dos elementos que a gente escolheu porque faz parte da nossa fauna local, é muito fácil a gente caminhar pelo Lago Municipal e ver as capivaras, mas temos também uma apropriação geral da imagem da capivara, que tem se tornado um elemento do marketing do município e de outras empresas privadas”
-Cyntia Segatelli
Gerente de Projetos da Secretaria de Cultura
Trecho
“O público sempre vai se posicionar com um lado positivo ou com a rejeição, mas tivemos uma aceitação muito positiva. Quando instalamos a primeira capivara, as pessoas começaram a sair de casa para ver o novo, e a ideia é justamente conseguirmos tirar a população de casa para passear”
-Cyntia Segatelli
Gerente de Projetos da Secretaria de Cultura
Créditos: Redação