corbelia setembro

Coritiba é campeão da Série B; Athletico, Chapecoense e Remo garantem acesso à Série A de 2026

Coxa conquista terceiro título; Remo retorna à elite após 31 anos e Criciúma e Goiás ficam no quase

Coritiba é campeão da Série B; Athletico, Chapecoense e Remo garantem acesso à Série A de 2026 Créditos: Staff Images / CBF

A última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro teve fortes emoções neste domingo (23). Já garantido na elite, o Coritiba confirmou o título da Segundona ao vencer o Amazonas, por 2 a 1, fora de casa, conquistando seu terceiro troféu da competição os outros foram em 2007 e 2010.

Além do Coxa, Athletico-PR, Chapecoense e Remo também asseguraram vaga na Série A de 2026, completando o grupo de classificados. O destaque ficou com o Remo, que encerrou um jejum de 31 anos longe da primeira divisão.

Na Arena da Baixada, o Athletico-PR fez valer o apoio da torcida e derrotou o América-MG por 1 a 0, com gol de João Cruz. O resultado deixou o Furacão na vice-liderança, com 65 pontos, três a menos que o campeão Coritiba. O América encerrou a campanha em 14º, com 46 pontos.

A Chapecoense também fez a festa em casa. Com gol de Walter Clar, o Verdão do Oeste venceu o Atlético-GO por 1 a 0, chegou a 62 pontos e ficou com o terceiro lugar.

LEIA TAMBÉM:
•Lanús supera Atlético-MG nos pênaltis e é bicampeão da Sul-Americana

A última vaga ficou com o Remo, que protagonizou uma virada marcante contra o Goiás, no Mangueirão. O time esmeraldino abriu o placar com Willean Lepo, mas Pedro Rocha anotou um hat-trick e virou para 3 a 1, garantindo o acesso azulino com 62 pontos. O Goiás, que dependia apenas de si, acabou em 6º, com 61 pontos.

Quem também ficou no quase foi o Criciúma, quinto colocado, também com 61 pontos. O time catarinense precisava vencer o Cuiabá, mas perdeu por 1 a 0, em partida marcada pela expulsão de Felipinho ainda no primeiro tempo. O Dourado fechou a competição em 10º, com 54 pontos.

Rebaixamento definido

A Ferroviária não conseguiu escapar do Z-4. A equipe foi derrotada pelo Operário, por 2 a 1, e terminou em 17º, com 40 pontos, sendo rebaixada à Série C de 2026. O Botafogo-SP, que empatou sem gols, escapou por dois pontos e fechou a campanha em 16º, com 42. Já o Atletic-MG fez sua parte, bateu o Paysandu por 2 a 1 e encerrou em 15º, com 44 pontos.

Já haviam sido rebaixados anteriormente: Paysandu, Volta Redonda e Amazonas, que se juntam à Ferroviária na terceira divisão do próximo ano.

Acesse nosso canal no WhatsApp