Coritiba confirma acesso à Série A, mas frustra torcida ao adiar festa do título
Com 65 pontos, Coxa garante retorno à elite com uma rodada de antecedência e segue na briga pelo título da Série B
Créditos: JP Pacheco
O Coritiba está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Diante de mais de 33 mil torcedores no Couto Pereira, o Coxa empatou por 0 a 0 com o Athletic-MG na tarde deste sábado (15), pela 37ª rodada da Série B, e garantiu matematicamente o acesso à elite do futebol nacional com uma rodada de antecedência.
Com 65 pontos, o Coritiba não pode mais ser alcançado pelo Criciúma, que tem 61 e só pode chegar a 64. A equipe paranaense lidera a competição e ainda briga pelo título da Série B, com o Athletico-PR sendo o único que ainda pode ultrapassá-lo na tabela.
Coxa volta à elite após duas temporadas
O empate marcou o fim de um ciclo de reconstrução do clube, que passou duas temporadas seguidas na segunda divisão. O Coritiba havia sido rebaixado em 2023, após terminar em 19º lugar com 30 pontos, e não conseguiu o acesso em 2024, quando encerrou o campeonato na 12ª colocação.
Em 2025, sob o comando de Mozart Santos, o time apresentou uma campanha sólida e consistente, permanecendo entre os primeiros colocados ao longo de toda a competição. Foram 37 gols marcados e a melhor defesa do torneio, vazada apenas 22 vezes até o momento.
O treinador foi peça fundamental na estabilidade da equipe, comandou o time em 36 das 37 rodadas disputadas até aqui, ficando fora apenas uma vez por suspensão. Entre os destaques da campanha está o meia Josué, artilheiro do time com seis gols, que desfalcou o Coritiba neste sábado por suspensão automática.
Vaias da torcida, acesso garantido
Apesar do objetivo principal alcançado, o torcedor esperava comemorar o título em casa. O time pressionou durante boa parte do jogo, mas esbarrou na retranca do Athletic-MG e na boa atuação do goleiro Adriel. O empate sem gols frustrou parte da torcida, que deixou o estádio sob vaias, mesmo com o retorno à elite garantido.
O Athletic-MG, por sua vez, chegou a 41 pontos e ainda luta contra o rebaixamento. O time mineiro ocupa a 15ª colocação, um ponto acima da Ferroviária, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento, que ainda entra em campo neste domingo (16) contra o Athletico-PR.
Próximos compromissos do Coritiba
O Coritiba encerra sua campanha na Série B diante do já rebaixado Amazonas, no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, no próximo domingo (23), às 16h30 (horário de Brasília). No mesmo horário, o Athletic enfrenta o também rebaixado Paysandu, em São João del Rei (MG).
