Copel: Instalação de medidores inteligentes avança em Cascavel e chega a 93%

A companhia recebeu 790 reclamações por consumidores que consideraram a fatura acima do valor médio, ou indevida referente ao consumo no mês de junho

Por Eliane Alexandrino

Copel: Instalação de medidores inteligentes avança em Cascavel e chega a 93% Créditos: Assessoria

Eliane Alexandrino/Cascavel

Segundo dados da Copel (Companhia de Energia Paranaense) do total de 147.705 mil medidores instalados em unidades consumidoras de Cascavel, somente no mês passado foram 790 reclamações registradas por necessidade de revisão da fatura (erros de leitura), ou seja, de acordo com a companhia essas reclamações foram consideradas procedentes por análise de caso a caso. 

Em maio passado, o número de reclamações foi registrado foi bem maior, ao todo 2 mil reclamações que segundo consumidores tiveram cobranças indevidas e passaram por reavaliação para ressarcimento dos valores.

Nos casos verificados, foi constatado erro de leitura por falha humana, por parte de equipes da empresa terceirizada responsável pelo serviço de substituição dos equipamentos, quando do cadastro dos dados do leitor antigo no novo medidor. 

Houve, também, casos em que o leiturista não teve acesso ao medidor. Nesses casos, os valores são lançados pela média do consumo. Segundo a Copel, em nenhuma situação houve constatação de falha na operação dos novos aparelhos medidores. 

Desde então, a Copel reforçou o treinamento das equipes terceirizadas que fazem a troca dos medidores. Adicionalmente, nesse processo, ampliou a prática de registro fotográfico e da leitura do código de barras do equipamento de medição.  

A instalação dos medidores em Cascavel já alcança 93% do total programado. São 154 mil medidores inteligentes já instalados de um total de 166 mil.

A Copel recebeu mais de 6 mil reclamações de consumidores na cidade. Embora nem todas estejam relacionadas a erros na leitura (incluem também queixas como suspensão indevida e troca de titularidade) 27% dos casos foram considerados procedentes após análise da empresa. Os moradores afetados estão sendo ressarcidos em dobro, conforme previsto no Artigo 42 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Os aparelhos que apresentam erro fazem parte do programa Rede Elétrica Inteligente, que troca os relógios convencionais por modelos digitais mais modernos. Os medidores fazem a leitura em tempo real, religamento remoto e detecção automática de falhas, o que, segundo a Copel, garante maior agilidade no restabelecimento de energia. O programa teve início em abril de 2021 e segue em expansão pelo estado.

Leitura manual segue em Cascavel

O trabalho dos 40 leituristas que voltaram a fazer a leitura manual, em maio, continua em Cascavel. Anteriormente a abril, o consumo estava sendo repassado de maneira automática, através do equipamento diretamente para a central da Copel. Os medidores inteligentes foram instalados em Cascavel entre dezembro do ano passado a fevereiro de 2025

O fim da instalação dos novos medidores em todas as unidades consumidoras era para ter sido em junho, mas segundo a Copel ainda restam 12 mil aparelhos para serem trocados na cidade. 

Segundo a Copel, duas medidas foram adotadas para aumentar a segurança nas novas instalações. “Quando o eletricista vai trocar o medidor, ele precisa fotografar o equipamento antigo, registrando a leitura. Antes, o processo era apenas anotado manualmente, o que gerava uma margem de erro considerável. Com a foto e a leitura do código de barras, praticamente eliminamos os equívocos”, explica a Companhia.

Valores indevidos podem ser relatados no Procon ou Copel

Após a audiência pública realizada no dia 27 de março na Câmara de Vereadores de Cascavel,  que gerou grande discussão em relação aos valores incomuns cobrados nas faturas de energia da Copel e das constantes quedas de energia no perímetro urbano e área rural, o pedido da população vem sendo atendido. 

Durante a audiência ficou acordado que atendimento técnico também seria oferecido na sede do Procon. Atualmente, três funcionários da Copel estão atendendo os consumidores na sede do Procon. O atendimento segue das 8h às 14h, mas apenas para casos que estejam diretamente relacionados a troca de medidores e aumento da fatura. 

Os consumidores que foram realizar a reclamação presencial no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) têm um prazo de até 5 dias úteis para resposta, ou de 10 dias úteis, quando exigem verificações em campo. 

O mesmo atendimento realizado por agentes da companhia no Procon de Cascavel também pode ser feito no escritório da Copel, na Rua Vitória, 105, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Foto: Assessoria

 

Acesse nosso canal no WhatsApp