Companhia Arteístas de teatro contemporâneo realiza oficina de teatro gratuita para alunos do campo
A oficina abordará técnicas de criação de cena e contará também com relato da trajetória do grupo em Cascavel. A atividade, direcionada para alunos do ensino médio, acontece no dia 13 de agosto, no Colégio Estadual Aprendendo com a Terra e com a Vida - Assentamento Valmir Motta de Oliveira, em Cascavel. A oficina será ofertada ao público em geral em momento posterior, gratuitamente.
A Companhia Arteístas, de Cascavel, que trabalha com a linguagem contemporânea de teatro, realizará, por meio da Lei Paulo Gustavo local, no dia 13 de agosto, uma oficina para alunos do ensino médio do Colégio Estadual Aprendendo com a Terra e com a Vida - Assentamento Valmir Motta de Oliveira, localizada na Estrada Ferroeste, São Salvador - Cascavel – PR. A oficina foi contemplada pelo edital 009\2023 e será ministrada futuramente com inscrições abertas ao público. Esta edição da oficina responde à contrapartida da realização do projeto e será ofertada para os alunos do ensino médio da referida escola.
A Companhia Arteístas propôs a realização do projeto Arteístas: Vivência em Teatro Contemporâneo, contendo na proposta a realização de uma oficina teórico-prática de teatro contemporâneo/pós-dramático, com vistas a contribuir com o aprimoramento dos artistas de teatro contemporâneo na cidade de Cascavel e também aos interessados na linguagem do teatro em geral.
A Companhia Arteístas é uma companhia de teatro contemporâneo/pós-dramático de Cascavel, surgida do antigo Curso Técnico em Teatro do Colégio Eleodoro Ébano Pereira. O Coletivo está atuando no panorama das Artes Cênicas desde 2022, tendo como seu primeiro trabalho a realização do espetáculo “Arteísmo”, apresentado no Teatro Municipal Sefrin Filho e no Teatro Municipal de Toledo e versões pocket por todo o município.
A proposta da oficina surge da necessidade de difundir o conhecimento adquirido, contemplando a pesquisa da companhia, que sempre atuou dentro do escopo contemporâneo/pós-dramático de teatro. “O teatro contemporâneo/pós-dramático se alimenta das vivências do hoje, do agora, das mazelas do dia-a-dia, da vida real, da poesia e da contradição das vivências pessoais e coletivas. Ele acontece a partir de pesquisas do eu, em conjunto e inserido socialmente. Nos possibilita olhar para a nossa realidade, construir caminhos de fazer arte com essas informações e interagir com o público utilizando uma linguagem não-convencional, muitas vezes, possibilitando diferentes experiências sensoriais para os atores, atrizes e espectadores”, diz Dainy Rita, participante do grupo.
A Companhia trabalha de forma coletiva, com seus participantes atuando, realizando as técnicas e contribuindo no planejamento e organização das ações. Dessa forma, a oficina trabalhará com o compartilhamento de conhecimentos em equipes de trabalho, auxiliando na construção de cenas e de textos pelos participantes. Para tanto, a realização se dará por vivência, com 3h de duração, contemplando a técnica de Viewpoints, apresentação de processo da companhia, exercícios de composição de texto e cenas, apresentação de resultados e apresentação de fragmento de cena de criação da companhia.
Serviço
O quê: Arteístas: Vivência em Teatro Contemporâneo
Onde: Colégio Estadual Aprendendo com a Terra e com a Vida
Quando: 13 de agosto de 2024 – das 08h às 11h
Quanto: gratuito
Contatos: (45) 99831-4460 – Maia
Obs: Esta oficina está aberta somente para os alunos e alunas do Colégio Estadual Aprendendo com a Terra e com a Vida. Será ofertada ao público em geral em momento posterior, gratuitamente.
Créditos: Assessoria
Créditos: Assessoria