Comissão libera ônibus de turismo nas duas pontes entre Brasil e Paraguai
Nova regra divide a circulação por horários entre as pontes e começa a valer a partir de 29 de janeiro
Por Da Redação
Créditos: Gentileza/Itaipu Binacional (Paraguai)
A Comissão Mista Brasileiro-Paraguaia definiu novas regras para a circulação de ônibus de turismo fretados entre Brasil e Paraguai, liberando o uso das duas pontes internacionais que ligam Foz do Iguaçu a Ciudad del Este e Presidente Franco. A medida passa a valer a partir do dia 29 de janeiro e busca reorganizar o fluxo na fronteira após críticas do setor turístico e impasses gerados por decisões anteriores.
Pelo novo regramento, os ônibus de turismo cujo destino final não seja Foz do Iguaçu nem Ciudad del Este poderão cruzar a fronteira pela Ponte Internacional da Amizade das 7h às 19h. Já no período noturno, entre 19h e 7h, a circulação desses veículos será exclusiva pela Ponte da Integração, que conecta Foz do Iguaçu a Presidente Franco. As restrições não se aplicam aos ônibus de linha regular que operam entre as duas cidades fronteiriças.
A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira (19), em Foz do Iguaçu, com a participação de autoridades brasileiras e paraguaias. Segundo a Alfândega da Receita Federal, o objetivo é distribuir melhor o tráfego, reduzir gargalos e testar, de forma gradual, a ampliação do uso da Ponte da Integração, considerada estratégica para a logística e a mobilidade na região trinacional.
Inicialmente, estava previsto que os ônibus de turismo utilizassem exclusivamente a Ponte da Integração a partir de 19 de janeiro, medida que gerou forte reação do trade turístico de Foz do Iguaçu e empresários de Ciudad del Este. Diante da pressão e das reclamações, a decisão foi suspensa até a realização da reunião da comissão mista, que resultou no novo modelo de horários compartilhados.
A comissão também manteve as regras já vigentes para caminhões em lastro, ou seja, sem carga. Esses veículos continuam autorizados a trafegar exclusivamente pela Ponte da Integração, diariamente, no período das 22h às 5h. Segundo a Receita Federal, a avaliação da primeira fase de operação da nova ponte foi positiva.
Uma nova reunião da comissão está prevista para o dia 12 de março, quando serão analisados os impactos dessa segunda fase e discutidos os próximos passos do cronograma de funcionamento da Ponte da Integração. A expectativa é que os ajustes tragam maior previsibilidade ao turismo e ao comércio na fronteira entre Brasil e Paraguai.
