Colômbia, Uruguai e Paraguai tentam vaga na Copa
Penúltima rodada será nesta quinta-feira
Por Luciano Neves

Em uma rodada que terá a emocionante despedida de Lionel Messi diante de sua torcida nas Eliminatórias sul-americanas, Paraguai, Uruguai e Colômbia jogam suas últimas cartas para garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Aos 38 anos, Messi fará sua última partida oficial em solo argentino contra a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa. O camisa 10 não confirmou se jogará em 2026, o que poderia torná-lo o primeiro jogador a disputar seis Mundiais. Ele deixa as Eliminatórias como maior artilheiro da Argentina, com 34 gols em 72 partidas.
Uruguai, Paraguai e Colômbia estão muito perto da Copa e jogam em casa nesta rodada. O Uruguai, de Marcelo Bielsa, encara o Peru no Estádio Centenário, enquanto o Paraguai recebe o Equador no Defensores del Chaco e a Colômbia, comandada por Luis Díaz, enfrenta a Bolívia em Barranquilla. Todos podem carimbar vaga já nesta quinta-feira.
Na tabela, Uruguai e Paraguai têm 24 pontos e se apenas empatarem seus jogos se garantem no Mundial. O Paraguai disputou a Copa pela última vez em 2010, na África do Sul. Inclusive, naquela edição, teve a melhor campanha na história das Copa ao chegar nas quartas de final. A Colômbia aparece no quinto lugar com 22 pontos e se vencer também se garante na Copa. As três primeiras seleções Argentina, Equador e Brasil já estão garantidas por antecipação.
A Venezuela enfrenta a Argentina. Tem chances matemáticas de avançar de maneira direta na Copa. Para isso, terá que vencer os dois jogos e secar a Colômbia. No entanto, se derrotar a líder hoje e a Bolívia não vencer a Colômbia, se garante pelo menos na repescagem. A Vinotinto tenta disputar a Copa pela primeira vez. A Bolívia tem chances remotas de conquistar uma vaga direta e briga com a Venezuela pela repescagem. O Peru é o vice-lanterna com doze pontos. E tem chances remotas de uma repescagem. Precisa vencer os dois jogos que restam e torcer para Venezuela e Bolívia perderem os dois. E ainda reverter o saldo de gols. O Chile, lanterna, está eliminado.
Créditos: Gazeta Esportiva