Clássico no ginásio da Neva e confronto direto pela Liga Nacional
Cascavel Futsal volta a jogar em casa e recebe o Campo Mourão pela rodada da Liga
Por Luciano Neves

Será que o confronto entre Cascavel Futsal e Campo Mourão é clássico? De fato, talvez não tenha o peso de um Cascavel Futsal e Umuarama ou um Cascavel Futsal e Pato Futsal. Mas pode ser considerado um clássico. Lembrando que, em 2021, os dois times se enfrentaram na decisão do Campeonato Paranaense da Série Ouro e a Serpente Tricolor faturou o título sobre esse adversário. Antes disso, em 2020, os dois times se enfrentaram nas semifinais do Estadual, com mais uma vitória cascavelense. Por conta desses confrontos históricos, o confronto entra no rol de clássicos para o Cascavel Futsal. Na Liga Nacional, os dois times ainda não fizeram aquele duelo emblemático, como foram os cruzamentos de Cascavel Futsal e Pato Futsal nos mata-matas das três últimas edições da Liga. Quem sabe o confronto desta sexta-feira (1º) pela 15ª rodada da Liga Nacional eleve o ‘sarrafo’ e amplie o status de clássico.
Isso porque o jogo entre Cascavel Futsal e Campo Mourão, às 19 horas, no ginásio da Neva, é um confronto direto na tabela de classificação. Os dois times têm 25 pontos e são os dois melhores paranaenses na tabela. A campanha da Serpente Tricolor é um pouco melhor, já que a equipe de Deividy Hadson tem um jogo a menos pela Liga. O Cascavel Futsal aparece no sétimo lugar. Em treze jogos, foram sete vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Já o Campo Mourão está no oitavo lugar e já fez 14 jogos. A equipe teve as mesmas sete vitórias, os mesmos quatro empates, mas sofreu uma derrota a mais.
A linha de corte da primeira fase da Liga Nacional é 28 pontos. Quem alcançar essa pontuação se garante nas oitavas de final. Logo, o vencedor do confronto direto nesta sexta-feira terá a classificação antecipada, além de usar as rodadas restantes para terminar entre os quatro primeiros.
Este ano, Cascavel Futsal e Campo Mourão se enfrentaram uma vez pelo Campeonato Paranaense da Série Ouro, também no ginásio da Neva. O confronto ocorreu no dia 29 de março, também na Neva. E o Cascavel Futsal teve uma grande atuação. Venceu por 4 a 1 com gols de Samuel, Russo, Vini e Carlão. Foi a segunda das 14 vitórias que o Cascavel Futsal teve na temporada. Aliás, a Serpente Tricolor tenta melhorar o desempenho nos clássicos contra representantes do Estado que também jogam a Liga Nacional. O Cascavel Futsal tem uma sequência de quatro duelos paranaenses na Liga. No primeiro deles, fez um 3 a 0 sobre o Umuarama. Mas no sábado passado, a equipe foi superada pelo Foz Cataratas por 2 a 0, em Foz do Iguaçu. Depois do confronto direto contra o Campo Mourão, o Cascavel Futsal terá mais dois clássicos. Na quarta-feira (06) encara o Marreco de Francisco Beltrão pelo Estadual. E depois, no sábado (09), visita o Pato Futsal pela Liga.
Números
Apesar da derrota para o Foz Cataratas no sábado passado, o Cascavel Futsal conseguiu manter a melhor defesa da Liga Nacional com apenas 17 gols sofridos. No entanto, o ataque, que vinha bem, falhou diante do Azulão da Fronteira e passou em branco. Este foi o terceiro jogo na temporada em que o Cascavel Futsal não conseguiu marcar gols. De qualquer modo, o desempenho ofensivo na temporada é satisfatório. São 81 gols em 25 jogos, uma média de 3,24 por partida. Carlão é o principal goleador da equipe em 2025 com 14 gols.
Rodada
A rodada da Liga Nacional terá mais paranaenses em quadra neste fim de semana. O Pato Futsal joga neste sábado (02) fora de casa e encara o São José de São Paulo, às 11 horas. O Marreco de Francisco Beltrão tem uma pedreira pela frente e recebe o Jaraguá, às 18h30, no Arrudão, também amanhã. E o Umuarama encara o São Lourenço, em Santa Catarina, às 19h30. O time do noroeste do Estado assumiu a liderança do Paranaense da Série Ouro esta semana com a vitória por 3 a 2 sobre o Esporte Futuro. O Umuarama foi aos 33 pontos, mas tem um jogo a mais que o vice-líder Pato Futsal. De qualquer modo, o Umuarama não pode mais ser alcançado por Foz Cataratas, Cascavel Futsal e Campo Mourão. Logo, garantiu um lugar no G-4 na fase classificatória do Estadual. E está classificado de maneira direta para as quartas de final, sem a necessidade de passar por mais um mata-mata na segunda fase. O Foz Cataratas só joga no domingo (03) e terá pela frente o Carlos Barbosa, às 14 horas, no Rio Grande do Sul.
Créditos: Luciano Neves