Centro Cultural Gilberto Mayer recebe exposição "Poesias do Cotidiano"
A exposição "Poesias do Cotidiano" estará aberta ao público até o dia 30 de janeiro de 2025, no Centro Cultural Gilberto Mayer. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos domingos das 8h às 12h.
A arte contemporânea ganha espaço em Cascavel com a abertura da exposição "Poesias do Cotidiano", da artista Patrícia Skura, que aconteceu neste domingo (10). O evento, promovido pela Secretaria de Cultura do município, foi organizado pelo Museu de Arte de Cascavel - MAC. A exposição, em cartaz no Centro Cultural Gilberto Mayer, faz parte do Programa de Exposições MAC 2024, que busca democratizar o acesso às artes visuais e ampliar a presença cultural da cidade em vários espaços, incluindo a Prefeitura e o Teatro Municipal Sefrin Filho.
Natural de Cotriguaçu, no Mato Grosso, e residente em Cafelândia, Paraná, Patrícia Skura se destaca por suas obras contemporâneas de natureza figurativa. Amante das cores, a artista utiliza as nuances, saturações e contrastes para criar suas composições em acrílica e óleo sobre tela, que revelam cenas do cotidiano e celebram a figura humana. Para Skura, o processo criativo é uma oportunidade de eternizar emoções e instantes corriqueiros da vida urbana e rural, abrindo uma janela para reflexões sobre questões sociais, como a diversidade e o papel da mulher.
A exposição "Poesias do Cotidiano" se constrói a partir de uma abordagem poética e sensível do dia a dia, capturando momentos aparentemente banais, mas que revelam profundas conexões humanas. A artista busca transportar o observador para cenas do cotidiano que, à primeira vista, poderiam passar despercebidas, mas que são plenas de significado e poesia. O olhar atento de Skura captura, por exemplo, as rotinas e hábitos diários, os momentos de introspecção e a comunhão entre pessoas, transformando-os em obras que convidam o público a se conectar com o que é essencial e, ao mesmo tempo, simples.
A proposta da exposição é também incentivar os visitantes a refletirem sobre o impacto do cotidiano em suas próprias vidas, estimulando um novo olhar sobre o ambiente que os cerca. Esta iniciativa integra uma série de ações da Secretaria, que vem ampliando o alcance da arte visual na cidade e criando espaços acessíveis para artistas locais e regionais. Além do Centro Cultural Gilberto Mayer, o programa do MAC realiza exposições em pontos estratégicos da cidade, fomentando o diálogo entre a comunidade e a arte.
A exposição "Poesias do Cotidiano" estará aberta ao público até o dia 30 de janeiro de 2025 no Centro Cultural Gilberto Mayer. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos domingos das 8h às 12h.
Data
30/01/2025
Exposição "Poesias do Cotidiano" estará aberta ao público até o dia 30 de janeiro de 2025
Créditos: Secom Cascavel