RESULT

Cascavel só precisa de mais um pontinho contra o Rio Branco

Depois do empate sem gols na rodada passada, Cascavel volta a jogar no Olímpico e recebe o ameaçado Rio Branco

Por Luciano Neves

Cascavel só precisa de mais um pontinho contra o Rio Branco Créditos: José Tramontin/Athletico

Desde que ingressou na elite do futebol paranaense, o Cascavel ficou de fora do mata-mata do Estadual disputado no atual formato em apenas uma ocasião. O Campeonato Paranaense mantém a mesma fórmula de 2020 para cá, em que os doze times se enfrentam entre si em turno único e os oito melhores avançam para as quartas de final. Essa mesma fórmula foi repetida em outras três edições, entre 2015 e 2017. Em 2018 e 2019, o Estadual foi disputado em turno e returno, com o campeão de uma metade da competição fazendo a decisão com o campeão da outra metade. Em 2015, 2017, 2022 e 2024, o Cascavel passou pela primeira fase e parou nas quartas de final. Em 2020, o clube chegou pela primeira vez nas semifinais da competição. E já tem duas decisões no currículo nos anos de 2021 e 2023. Só não avançou para as quartas de final em 2016, ano de sua segunda participação na elite. Curiosamente, naquele ano, o Cascavel evitou o rebaixamento na última rodada num confronto em que venceu o Rio Branco por 2 a 1.

Agora, no Estadual de 2025, os dois times voltam a se enfrentar pela última rodada da fase classificatória. Agora, quem corre riscos de queda é o Leão da Estradinha. Aliás, um risco gigantesco. E só uma catástrofe tira o Cascavel do mata-mata do Estadual.

As duas equipes jogam às 16 horas, no Estádio Olímpico Regional. O empate sem gols com o Athletico-PR na última quarta-feira, em Curitiba, revigorou os ânimos do elenco aurinegro, que só precisa de um empate em casa para garantir uma das duas últimas vagas. Se vencer, o Cascavel fecha a primeira fase no sétimo lugar e irá aguardar o adversário das quartas, que será definido neste sábado, que terá rodada completa com todos os jogos no mesmo horário. Se empatar o jogo, o Cascavel pode terminar no oitavo lugar, já que pode ser ultrapassado pelo Azuriz. O time pode até ser derrotado em casa que mesmo assim pode avançar. Nesse caso, torce para que o confronto direto entre Andraus e Independente São Joseense, ambos com dez pontos, termine empatado.

Uma coisa é certa: confirmando a vaga nas quartas, o Cascavel fará o jogo de volta do mata-mata na condição de visitante. Isso porque só consegue terminar essa fase no sétimo lugar. Se vencer o Rio Branco iguala no número de pontos do Maringá. O Dogão, mesmo que seja derrotado, terminaria a fase inicial com mais vitórias que o Cascavel.

Sendo assim, é vencer e rebaixar o Rio Branco na última rodada e repetir o que fez na campanha de 2023. Na ocasião, o Cascavel fez 3 a 0 no Foz do Iguaçu em casa e ganhou moral para o mata-mata. Passou por Coritiba e Operário e chegou pela segunda vez na decisão do Paranaense.

O retrospecto diante do Rio Branco de Paranaguá é bastante animador. Em treze jogos, foram nove vitórias, três empates e apenas uma derrota. O único resultado negativo do Cascavel ocorreu justamente no Olímpico, em 2019.

 

Quem vem?

O Cascavel não terá condições de escolher um adversário nas quartas de final. O jeito é garantir o sétimo lugar e aguardar o segundo colocado. Como todos os jogos são às 16 horas, tudo pode acontecer e o campeonato pode ter mudanças nas quatro primeiras colocações. O Cascavel pode cruzar com Londrina, Athletico-PR, Operário, Coritiba, o Cianorte e até o Maringá, todos estes matematicamente classificados para as quartas de final.

 

Rodada

A última rodada da primeira fase tem um confronto direto entre os líderes Londrina e Athletico, que jogam no Estádio do Café. O Tubarão é o primeiro colocado com 20 pontos e quer terminar na ponta. Mesmo objetivo do Furacão, que é o segundo com 19. O Operário é o terceiro também com 19 e pode terminar na liderança. Para isso, terá que vencer o Maringá, no Estádio Germano Krüger, e torcer pelo empate entre Londrina e Athletico. O Maringá já está classificado e luta para terminar entre os quatro primeiros.

O Cianorte também está classificado e luta para terminar no G-4. Mas visita o Azuriz, no Estádio dos Pioneiros. A Gralha Azul aparece no oitavo lugar com doze pontos e só depende de si para se classificar. Já o rebaixado Paraná Clube se despede da elite no clássico contra o Coritiba na Vila Capanema. O Coxa quer consolidar o posto no G-4. A rodada tem o confronto direto entre Andraus e Independente São Joseense. Ambos têm dez pontos e podem fazer um ‘jogo de compadres’. Um empate evita ambos do rebaixamento. E o vencedor no confronto tem possibilidades de garantir uma vaga nas quartas.

 

Créditos: Luciano Neves