Cascavel realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Quer participar? Inscrições já estão abertas para evento que será realizado no dia 22 de maio, no Ceavel
Por Gabriel Porta

Cascavel realizará no próximo dia 22 de maio, a Primeira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, um evento que tem como objetivo promover um amplo debate sobre as desigualdades raciais e propor soluções efetivas por meio de políticas públicas inclusivas. O encontro será promovido pelo Compir, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o apoio técnico, administrativo e financeiro da Secretaria Especializada de Cidadania, de Proteção a Mulher e Políticas Sobre Drogas - SESD.
A conferência será realizada no dia 22 de maio, das 13h às 17h e das 18h às 22h, no Ceavel, localizada na Rua Hyeda Baggio, nº 1715. Serão abordados temas como educação, saúde, segurança pública, trabalho e cultura com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da equidade racial, combater o racismo estrutural e garantir a inclusão de populações negras, indígenas e outros grupos étnicos.
Inscrições
O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas a partir de 16 anos, com participação de governamentais e não-governamentais. Os participantes receberão certificado. A inscrição deve ser feita por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgt7uXoAGLkWB9iOMVKWtcd7XEd24y6kseZFGDGNRGgwJTrg/viewform
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (45) 3321-2375 ou no e-mail compircascavel@gmail.com.
Durante o evento, que representa um marco histórico para Cascavel, será debatido o fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial. A conferência busca criar um espaço de troca de experiências e boas práticas entre movimentos sociais, organizações e representantes do poder público, estabelecendo uma agenda comum para a promoção da igualdade racial e a justiça social. “Essa é uma oportunidade ímpar para refletirmos sobre o impacto do racismo em nossa sociedade e buscarmos soluções práticas e políticas públicas que promovam a equidade”, destaca o secretário Marcelo Silva.
Programação
A programação da conferência está em fase final de estruturação e será organizada em torno de três eixos temáticos centrais: Democracia, Justiça Racial e Reparação. Cada eixo contará com grupos de trabalho voltados ao debate de políticas públicas e propostas que visam a promoção da igualdade racial em diversas frentes sociais.
Eixo 1 - Democracia
- Participação Política: Desafios para ampliar a presença de pessoas negras, indígenas e estrangeiras nos espaços de poder e fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
- Justiça Climática e Racismo Ambiental: Estratégias para enfrentar o racismo ambiental e promover justiça climática por meio de políticas públicas integradas e sustentáveis.
- Legislação e Racismo Institucional: Propostas para fortalecer a pauta racial nos espaços legislativos, combatendo o racismo institucional.
Eixo 2 - Justiça Racial
- Saúde: Propostas para efetivar as políticas de saúde voltadas às populações negra, indígena e estrangeira, com foco especial no enfrentamento às violências sofridas por mulheres desses grupos.
- Educação, Cultura e Comunicação: Ações para garantir o acesso, a permanência e a valorização da educação e da cultura antirracista, além da promoção de uma comunicação inclusiva e sem preconceitos.
- Segurança Pública e Justiça: Desafios no combate à violência institucional e no enfrentamento ao racismo nos sistemas de justiça e carcerário.
- Assistência Social e Trabalho Digno: Qualificação da política de assistência social e incentivo a oportunidades de trabalho digno e renda justa para grupos historicamente marginalizados, com atenção especial às mulheres negras, indígenas e estrangeiras.
Eixo 3 – Reparação
- Populações Indígena, Cigana e Estrangeira: Propostas de inclusão social e econômica, políticas tributárias justas e atenção às demandas específicas de envelhecimento, deficiência e diversidade sexual e de gênero.
- População Negra e Quilombola: Medidas de reparação histórica e promoção de direitos voltadas a comunidades negras e quilombolas, contemplando também pessoas LGBTQIA+ e com deficiência.
- Povos de Terreiro e de Matriz Africana: Políticas de proteção, valorização e reparação para comunidades tradicionais de matriz africana, com foco no enfrentamento ao racismo religioso e fortalecimento das práticas culturais e espirituais desses povos.
Créditos: Secom