Cascavel quer se firmar na tabela do Campeonato Paranaense
Serpente Aurinegra volta a jogar em casa neste domingo (26) e recebe o Azuriz, de Pato Branco, no Estádio Olímpico
Por Luciano Neves
O Campeonato Paranaense teve início no último dia 11 de janeiro. Duas semanas depois, o Estadual terá a sequência da quinta rodada. Logo, a primeira fase da competição já se aproxima da metade. A posição na tabela de classificação para os integrantes do Estadual indica quem irá lutar pela classificação para as quartas de final e quem já começa a se preocupar com a zona do rebaixamento.
O Cascavel iniciou essa quinta rodada dentro do G-8. E quer alicerçar a sua posição dentro do grupo dos oito primeiros para manter os objetivos no Estadual. Com cinco pontos, o Cascavel terá pela frente neste domingo (26), um time que vem fazendo uma ótima campanha na competição. E que costuma perturbar os planos da Serpente Aurinegra.
Cascavel e Azuriz jogam hoje, às 16 horas, no Estádio Olímpico Regional. O adversário do time de Silvinho Canuto tem nove pontos. Foram três vitórias em quatro jogos, um aproveitamento de 75%. Por essa condição, o Azuriz até se aproximou da vaga para as quartas de final. O aproveitamento cascavelense é menor: 41%. Em quatro jogos, o Cascavel só teve uma vitória sobre o Coritiba em casa. Antes disso, empatou com o Londrina em 0 a 0, também no Olímpico, e estreou com derrota para o Cianorte. Na última quinta-feira, empatou com o lanterna Independente São Joseense em 1 a 1. Ou seja, Silvinho Canuto completou três jogos de invencibilidade.
Apesar de ter enfrentado o último colocado, o Cascavel teve uma série de adversidades e o trabalho da semana ficou prejudicado no quesito treinamentos. Isso porque, o elenco viajou na terça para São José dos Pinhais. Tentou jogar na quarta, mas a partida foi suspensa. O jogo foi retomado na manhã de quinta, o que gerou um desgaste gigantesco para os jogadores. Por conta disso, Silvinho perdeu um dia de treinamentos na volta. Por isso, o treinador preferiu valorizar o pontinho somado fora de casa.
Jejum
O Cascavel tenta acabar com um longo jejum diante do Azuriz de Pato Branco. Não vence o representante do sudoeste há quatro anos. Aliás, só conseguiu derrotar o Azuriz na abertura do Paranaense de 2021, quando fez 1 a 0, no Estádio dos Pioneiros. De lá para cá, foram cinco jogos, com três vitórias do Azuriz e dois empates. Destes, três jogos foram pelo Paranaense e dois pela Série D do Brasileiro de 2022 em que o Azuriz venceu as duas partidas. A Gralha Azul venceu os dois últimos que fez com o Cascavel dentro do Estádio Olímpico. No ano passado, derrotou a Serpente Aurinegra por 2 a 0, pela primeira rodada do Estadual.
Créditos: Luciano Neves