Cascavel pode ter drama na reta final da primeira fase
Cascavel sofreu a segunda derrota seguida no Estadual e foi superado pelo Operário por 2 a 0
Por Luciano Neves
O Cascavel só depende de si para garantir a presença na fase de quartas de final do Campeonato Paranaense. A sequência positiva de seis jogos de invencibilidade até tinha alavancado uma boa posição na tabela, como fechar a fase inicial entre os quatro primeiros. Mas duas derrotas seguidas tornaram a situação perigosa para o time de Silvinho Canuto. Na tarde deste sábado (08), pela nona rodada do Estadual, o time foi superado pelo Operário de Ponta Grossa por 2 a 0. Perder no Germano Krüger, diante da fanática torcida, nem pode ser tratado como algo anormal. O problema para o Cascavel foi a derrota no jogo anterior, quando foi derrotado pelo Andraus por 2 a 0, dentro de casa. A defesa cascavelense, que vinha se caracterizando como sólida na competição, sofreu quatro gols dos sete gols nos dois últimos jogos. Contra o Fantasma, o Cascavel até teve um ótimo comportamento e foi melhor que o time da casa no primeiro tempo. Mas sofreu os dois gols no finzinho da partida. Rodrigo Rodrigues fez aos 40 do segundo tempo. E aos 54, praticamente no último lance do jogo, com Kleiton. A vitória por 2 a 0 colocou o Operário na liderança do Campeonato Paranaense com 18 pontos. E o Fantasma é o primeiro time matematicamente classificado para as quartas de final. Em nove jogos, o Operário teve cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota. A equipe de Bruno Pivetti é dona da melhor defesa do Estadual com cinco gols sofridos. Já classificado, o Operário abre a décima rodada na terça-feira (11) e joga contra o Coritiba, na Capital. O Coxa também vem crescendo na competição e está virtualmente classificado. Nesta rodada, derrotou o Azuriz por 2 a 0 em Pato Branco e pulou para a segunda posição com 16 pontos. Quem também pode confirmar a vaga de forma matemática neste domingo (09) é o Londrina. O Tubarão, que começou a rodada na liderança com 16 pontos, mas foi ultrapassado por Operário e Coritiba, enfrenta o Rio Branco em Paranaguá. Se somar mais um ponto garante a classificação. E se vencer reassume a ponta da tabela.
Contas
No caso do Cascavel, o time fecha a nona rodada dentro do G-8, no oitavo lugar com doze pontos. E corre o risco de ter uma luta dramática pela vaga na próxima fase. Isso porque a Serpente Aurinegra deu uma ‘injeção de ânimo’ no Andraus. O time de Campo Largo, que antes lutava contra o rebaixamento, emendou duas vitórias seguidas. Venceu o Cascavel fora de casa na quarta-feira e derrotou o Cianorte por 1 a 0 neste sábado. Logo, o time do técnico Claudemir Sturion já aparece no nono lugar com dez pontos, dois a menos que o Cascavel. Isso significa que entrou na luta por vaga na próxima fase.
O detalhe é que o Cascavel tem mais um jogo como visitante. Na quarta-feira (12) visita o Athletico-PR, na Arena da Baixada. O ideal seria pontuar neste jogo, mas o Cascavel nunca venceu atuando na casa do Furacão. Até hoje, o time fez cinco jogos na Arena, com três derrotas e dois empates. Outro detalhe que não anima é o desempenho do time fora de casa. Nesta temporada, o Cascavel não venceu como visitante. Contra o Furacão, Silvinho já terá desfalques. Ele perdeu o zagueiro Miguel Alcantara, titularíssimo, que foi expulso contra o Fantasma. Caso seja derrotado para o Athletico, corre o risco de fechar a penúltima rodada fora do G-8. E terá a necessidade de vencer o Rio Branco no próximo sábado (15), no Olímpico, para se classificar.
Quem pode garantir a vaga matemática neste domingo é o Athletico, que visita o Maringá às 18h30, no fechamento da nona rodada.
Créditos: Luciano Neves