Cascavel irá reencontrar o ex-técnico Tcheco no jogo desta quarta pelo Paranaense
Serpente Aurinegra busca a primeira vitória fora de casa e enfrenta o vice-lanterna Paraná Clube
Por Luciano Neves
A sexta rodada do Campeonato Paranaense terá o confronto entre Paraná Clube e Cascavel na noite desta quarta-feira (29), às 20 horas, na Vila Capanema. Os dois times ficaram duas temporadas sem se cruzar, já que o representante da Capital amargou o rebaixamento em 2022. Na última vez que se enfrentaram pelo Paranaense, o Cascavel venceu por 2 a 1, no Olímpico. Depois disso, na mesma temporada, ambos se cruzaram mais duas vezes na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, a Gralha Tricolor eliminou o Cascavel nas cobranças de pênalti, depois de dois empates sem gols. E sabe quem era o técnico do Cascavel naquelas três partidas? Anderson Simas Luciano, o Tcheco. Ele foi o treinador que mais comandou o Cascavel. Ao todo, foram 66 partidas em duas temporadas (2021 e 2022) com 31 vitórias, 25 empates e apenas dez derrotas, um aproveitamento de 59,5%. Tcheco teve algumas marcas importantes no Cascavel. Ele conduziu o time à primeira final do Estadual em 2021 e ficou com o vice-campeonato. Aliás, um vice invicto. No mesmo ano, Tcheco foi o primeiro treinador a comandar o Cascavel numa partida de Copa do Brasil. Em 2021, o Cascavel teve uma vitória sobre o Figueirense e uma derrota para o Avaí.
No jogo desta quarta, Tcheco estará do outro lado. Ele foi anunciado como treinador do Paraná Clube na última segunda-feira e foi apresentado de maneira oficial nesta terça (28). Na verdade, Tcheco retorna ao time paranista. No passado, Tcheco foi o responsável por recolocar o Paraná Clube na elite estadual. Ele foi o treinador do clube na campanha do título da Divisão de Acesso, em 2024. Agora, ele foi requisitado num momento de crise e tentará evitar a queda do Paraná Clube. O time está na vice-lanterna com apenas dois pontos. O Paraná ainda não venceu na competição. Em três jogos, foram dois empates e três derrotas. A equipe tem o pior ataque do Paranaense com apenas dois gols. E, no último domingo, o Paraná tomou um 3 a 0 do Londrina, pela quinta rodada. O coração de Tcheco é um pouquinho aurinegro. Como treinador, ele nunca conseguiu vencer o Cascavel. Quando foi treinador do Rio Branco, em 2020, antes de ingressar na Serpente, empatou em 1 a 1 na primeira fase do Estadual. No mata-mata, em que o Cascavel passou pelo Leão da Estradinha, ele não era mais o treinador do Rio Branco. Depois, em 2023, Tcheco teve uma passagem pelo Azuriz de Pato Branco. E os dois times empataram em 3 a 3.
Retrospecto
Cascavel e Paraná Clube se enfrentaram oito vezes no Paranaense com três vitórias para cada lado e três empates. A Serpente Aurinegra já conseguiu superar a Gralha Tricolor em Curitiba. Foi no Estadual de 2020, quando fez 2 a 1 no adversário. O último trinfo do Paraná sobre o Cascavel ocorreu na edição do Paranaense de 2019, quando fez 2 a 1. Ou seja, o Cascavel tem uma sequência de cinco jogos sem derrota para o rival da Capital, contando os dois confrontos da Série D.
Embalado
O Cascavel, do técnico Silvinho Canuto, busca a primeira vitória fora de casa, algo que não ocorre desde a primeira rodada da Série D do Brasileiro do ano passado, quando derrotou o Avenida por 2 a 1. São oito jogos sem triunfar longe do Olímpico. Pelo Estadual, a Serpente Aurinegra completou dois anos sem vencer como visitante. Mas o time está embalado pela sequência de quatro jogos de invencibilidade neste Paranaense. No último domingo, o Cascavel conquistou a segunda vitória e derrotou o Azuriz por 1 a 0, numa partida em que foi soberano e teve possibilidades de construir um placar ainda mais elástico. O resultado sobre o Azuriz colocou o Cascavel na sétima posição com oito pontos ganhos. Para o jogo de hoje, Silvinho Canuto tem o retorno do lateral Paulo Vitor, que cumpriu suspensão no jogo de domingo.
Rodada
A sexta rodada do Campeonato Paranaense tem mais três jogos hoje. O invicto Operário faz um confronto direto com o Londrina, às 20 horas, no Germano Krüger. O Fantasma iniciou a rodada na ponta da tabela e o Tubarão no segundo lugar. Já o Azuriz, que foi derrotado pelo Cascavel, volta a atuar em casa e recebe o lanterninha Independente São Joseense, às 20 horas, no Estádio dos Pioneiros. E o Maringá também volta a atuar nos próprios domínios. Recebe o Rio Branco, às 20 horas, no Willie Davids.
Créditos: Luciano Neves