Cascavel inicia sequência como visitante pelo Estadual
Após a derrota em casa para o Andraus na última quarta-feira, Cascavel precisa pontuar fora de casa e hoje visita o Operário de Ponta Grossa
Por Luciano Neves
![Cascavel inicia sequência como visitante pelo Estadual](https://gazetadoparana.com.br/images/20250208100254_big_730x400_31.webp)
Faltam apenas três rodadas para o fim da fase classificatória do Campeonato Paranaense. Os últimos jogos irão definir os oito times que avançam para as quartas de final, bem como os confrontos da próxima fase, e os dois rebaixados. O Cascavel sofreu um duro golpe na última quarta-feira, quando foi derrotado em casa pelo Andraus por 2 a 0, pela oitava rodada. Sendo assim, o time de Silvinho Canuto tem a missão de pontuar na condição de visitante e busca o primeiro resultado positivo fora do Olímpico na temporada. Aliás, tenta vencer fora de casa, algo que não ocorre desde o dia 27 de abril do ano passado, quando derrotou o Avenida, pela primeira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. São dez jogos sem vencer fora dos próprios domínios. E nas duas próximas rodadas, o Cascavel terá duas partidas dificílimas fora de casa. Neste sábado (08), enfrenta o Operário de Ponta Grossa, às 16 horas, no Germano Krüger, em Ponta Grossa.
O jogo coloca frente a frente os dois times com as melhores defesas do Estadual. Operário e Cascavel sofreram apenas três gols em oito jogos até agora. Mas o Fantasma tem campanha bem mais sólida. Na quarta, perdia por 2 a 0 para o Cianorte e buscou o empate em 2 a 2, resultado que deixou o time praticamente classificado, na segunda colocação, com 15 pontos ganhos. Se vencer jogo neste sábado garante a vaga antecipada de forma matemática. Já o Cascavel é o oitavo colocado com doze pontos e necessita pontuar fora de casa para não correr o risco de ter um jogo dramático na última rodada, quando joga no Olímpico contra o Rio Branco.
O técnico Silvinho Canuto projetou o duelo contra o Fantasma. “Precisamos esquecer o jogo que passou. Agora, temos que pensar no próximo confronto, contra o Operário, fora de casa. Será uma partida difícil contra um adversário muito bom. Os últimos jogos, contra Maringá e Andraus, foram desgastantes, mas precisamos reunir forças para recuperar os pontos perdidos”, disse.
Retrospecto
A situação é bem diferente para os dois times, mas o retrospecto entre Cascavel e Operário é bastante equilibrado. Foram dez jogos na elite estadual com quatro vitórias para cada lado e dois empates. Inclusive, o último encontro entre os dois times, no Estadual do ano passado, empate em 1 a 1, em Ponta Grossa. O gol cascavelense foi marcado pelo zagueiro Geovane, que hoje é titular da equipe. A Serpente Aurinegra conseguiu uma única vitória sobre o Operário jogando em Ponta Grossa. Foi no Estadual de 2019, gol de Lucas Tocantins. Ambos também fizeram jogos marcantes e se enfrentaram nas semifinais do Paranaense de 2023. Na ocasião, o Cascavel venceu por 2 a 1, com Robinho balançando as redes no Olímpico. Na partida de volta, o Operário venceu por 1 a 0 e a combinação de resultados levou a decisão para os pênaltis. Aí brilhou a estrela de André Luiz, que colocou o Cascavel em sua segunda final do Paranaense.
TJD
O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná fez o julgamento do caso do jogo entre Cascavel e Paraná Clube na semana passada. E, por 6 a 1, o tribunal decidiu por manter o resultado do jogo entre as duas equipes. Ou seja, foi mantido o zero a zero. Logo, o Cascavel voltou a ter doze pontos na tabela e o Paraná foi aos sete pontos e saiu da zona do rebaixamento.
Rodada
A nona rodada do Campeonato Paranaense será aberta neste sábado com três jogos. Além do confronto entre Operário e Cascavel, o Andraus, que vem de uma importante vitória sobre a Serpente Aurinegra, recebe o Cianorte, às 15h30, na Vila Capanema. E o Coritiba, que vem de uma importante goleada sobre o Rio Branco de Paranaguá, visita o Azuriz, no Estádio dos Pioneiros, às 18h30, em Pato Branco.
Na entrevista coletiva após a goleada do meio de semana, Mozart, técnico do Coxa, afirmou que o foi o melhor desempenho do Coritiba sob o seu comando na temporada. “Satisfeito com o desempenho, talvez tenha sido acho que assim durante 100 minutos o nosso melhor jogo até agora. Eu olho sempre o desempenho do meu time, né? Independente do adversário. Então temos de criação, de enfim, nós fizemos um jogo bem sólido”, disse o treinador.
Créditos: Luciano Neves