RESULT

Cascavel estreia na Copinha diante do Sport

O Cascavel está no grupo 20, que tem sede em Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo

Por Gabriel Porta Martins

Cascavel estreia na Copinha diante do Sport Créditos: Assessoria/FC Cascavel

O Futebol Clube Cascavel faz neste domingo (05), às 11 horas, sua estreia na Copa São Paulo contra o Sport Recife, uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro. O Cascavel está no grupo 20, que tem sede em Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo. Todos os três jogos da equipe Aurinegra na primeira fase serão no Estádio Municipal Hermínio Espósito.

O jogo de estreia é tido como o duelo mais desafiador da primeira fase para os piás do Ninho. “A expectativa é muito grande de fazer uma grande participação na Copa São Paulo. A gente já tem uma estreia muito complicada contra o Sport Recife, que vem muito forte. Eles conquistaram recentemente uma competição nacional em Pernambuco, então chegam como um adversário de peso. Nosso grupo ficou bem complicado. Apesar das pessoas olharem mais para as grandes camisas, como a do Sport, mas estamos muito confiantes e seguros do trabalho que realizamos nessa preparação. Vamos com muita força", afirma Cesar Bueno, técnico do Cascavel.

A sequência do Cascavel na fase de grupos será contra o Referência, no dia 8 de janeiro, e se encerra contra o Boavista-RJ, no dia 11. “São times que há muito disputam importantes competições e por jogar em casa, o Referência, tem um certo favoritismo, o Boavista fez um bom campeonato carioca". O regulamento da Copinha segue mesmo com os 128 times, divididos em 32 sedes na primeira fase, classificando os dois melhores à fase de mata-mata. O revitalizado Pacaembu será o palco da grande final, marcada para 25 de janeiro, dia em que a cidade de São Paulo celebrará 471 anos. Atual campeão e maior vencedor da competição, com 11 títulos, o Corinthians está no grupo 27, cuja sede será em Santo André, no ABC paulista. A chave também conta com Santo André, Rio Branco-AC e Porto Velho-RO.

Destaques
Desde a disputa da Copa Sul, última competição oficial do ano, a base do FC Cascavel sofreu uma importante baixa: a saída do atacante Matheus Goiás, grande destaque da temporada. Para suprir a ausência, os jovens Ryan, Davi Rosa e João Pedro estão sendo avaliados como possíveis substitutos. Davi Rosa, um dos principais nomes do elenco, comentou sobre a ansiedade para a estreia. “A ansiedade talvez seja maior por ser a Copinha, né? Mas eu tenho certeza que todo mundo está preparado. Estamos fazendo nosso trabalho, vivendo nosso sonho, o sonho de todos nós. A ansiedade é passageira, faz parte da nossa rotina, e eu acredito que vai dar tudo certo", afirma.

Experiência
Enquanto o FC Cascavel estreia na história da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o técnico César Bueno traz na bagagem ampla experiência no torneio. Esta será sua terceira participação: em 2023, comandou o Cuiabá, e em 2019, liderou o Coritiba na competição. “Temos apenas dois ou três jogadores no elenco que já disputaram a Copa São Paulo, o restante são estreantes. Além disso, estamos com um grupo jovem, formado por atletas sub-18, sub-19, e até garotos de 17 anos. Nosso primeiro objetivo é passar de fase, o que já seria um grande feito. Em um torneio com 128 equipes, avançar já significa deixar 64 para trás. Depois disso, encaramos os jogos eliminatórios e podemos cruzar com times muito fortes, como o Palmeiras. Por isso, o foco inicial é fazer uma boa estreia contra o Sport, que será um jogo muito difícil, e buscar a classificação nos dois jogos seguintes”, explicou César Bueno.