Cascavel com esperança renovada na Série D
Brasileiro Elenco da Serpente Aurinegra viaja hoje para o jogo do próximo sábado (19) contra o Goiatuba, de Goiás
Por Luciano Neves

O Cascavel conseguiu uma grande vitória no último fim de semana pela Série D do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Tcheco derrotou o Cianorte por 2 a 1, no Olímpico, pela antepenúltima rodada da competição. Logo, o resultado renovou as esperanças da equipe na classificação para a segunda fase. A Serpente Aurinegra subiu para o terceiro lugar no Grupo A7 com 17 pontos, um a menos que o Goiatuba, adversário do próximo sábado (19). Logo se trata de mais um confronto direto por uma das três vagas restantes na chave. Quem lidera é a Inter de Limeira, que foi aos 27 pontos e já garantiu a primeira posição no grupo. Aliás, a Inter, comandada pelo técnico Ademir Fesan, que dirigiu o Cascavel em 2023, tem a terceira melhor campanha entre os 64 times da Série D. A melhor campanha é da Aparecidense, que lidera o Grupo A5 com 28 pontos. O ASA de Arapiraca tem a segunda melhor campanha com os mesmos 27 pontos da equipe paulista. Mas tem melhor saldo de gols: 16 contra 12.
Nessa chave, seis equipes lutam pelas três vagas restantes. Mas quatro deles estão na briga mais intensa pela classificação. Para garantir uma delas, o Cascavel só depende de si. Aliás, pode até garantir a classificação matemática em caso de vitória sobre o Goiatuba. Mas, para isso, além do resultado positivo, depende de uma derrota do Cianorte ou do Uberlândia. Se for derrotado no jogo de sábado terá que vencer o Uberlândia na última rodada.
No resultado positivo diante do Cianorte, o técnico Tcheco teve que superar obstáculos e driblar as ausências. Contra o Goiatuba, o treinador terá novamente uma legião de desfalques. Ele perdeu Robinho e Libano, que receberam o terceiro cartão amarelo e terão que cumprir suspensão. Paulo Victor, punido, só deve retornar nas fases de mata-mata. O atacante Luís Araújo desfalcou o time por lesão na rodada passada e deve ficar de fora do confronto contra o Goiatuba. E o paraguaio Andrés Molinas, que teve uma lesão um pouco mais séria, segue no departamento médico e já está vetado da partida de sábado. O próprio Tcheco está punido com o acúmulo de cartões amarelos e não irá comandar o time diante do Goiatuba. A equipe será comandada pelo auxiliar Zé Luiz. O elenco esta semana e nesta quinta-feira (17) viaja para o estado de Goiás.
Base
Quem vive um grande momento e está esperançoso numa conquista inédita é o time Sub-20 do Cascavel. Os Piás do Ninho, comandados pelo técnico Cesar Bueno, estão na grande decisão e vão enfrentar o Athletico-PR. O primeiro jogo da final será no próximo domingo (20), às 16 horas, no Estádio Olímpico Regional. No último fim de semana, o Cascavel superou o Coritiba nas semifinais. Os dois times empataram em 1 a 1 no tempo normal, mesmo resultado do jogo de ida. Com isso, a decisão da vaga para a final foi para os pênaltis e o Cascavel venceu por 5 a 4.
Créditos: Luciano Neves