Ponto 14

Cascavel abre a quarta rodada do Paranaense nesta quarta-feira

Serpente Aurinegra visita o lanterna Independente São Joseense pelo Campeonato Paranaense

Por Luciano Neves

Cascavel abre a quarta rodada do Paranaense nesta quarta-feira Créditos: Luciano Neves / GP

O Cascavel tem a possibilidade de ter uma semana altamente produtiva e dar um salto na tabela de classificação do Campeonato Paranaense. Isso porque conseguiu a primeira vitória na competição no último domingo e derrotou o Coritiba por 1 a 0, resultado que deixou o time de Silvinho Canuto na oitava colocação com quatro pontos. Nesta quarta-feira (22), o time busca a primeira vitória como visitante no campeonato e abre a quarta rodada contra o lanterna Independente São Joseense. A partida será às 15h30, no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais. Se conseguir o resultado positivo, o Cascavel volta a jogar como mandante no próximo fim de semana e recebe o Azuriz de Pato Branco. Pelos cálculos, se conseguir três vitórias seguidas, o time cascavelense encaminha a classificação para o mata-mata do Estadual.

É claro que, na teoria, a conta é essa mesma. Até porque, nesta quarta-feira, o Cascavel terá pela frente o lanterna da competição com três derrotas em três jogos. O Independente São Joseense é dono da pior defesa do Estadual com oito gols sofridos, cinco deles na goleada para o líder Cianorte em casa, no último fim de semana. Mas após a vitória sobre o Coritiba, em casa, Silvinho Canuto preferiu o discurso de humildade para conter a empolgação. E optou por valorizar o adversário e as dificuldades que ele terá com o Cascavel no Estádio do Pinhão. “Precisávamos de uma vitória contra um time grande. Vínhamos de algumas boas atuações, mas com resultados ruins. A postura dos atletas elevou nossa confiança. O trabalho está sendo feito, e o resultado veio em boa hora. Essa vitória nos dá moral e confiança para o restante do campeonato. Contra o São Joseense, assim como em todos os jogos, o torcedor pode esperar muito empenho da nossa parte. Todo o grupo está muito comprometido com o clube”, disse o treinador.

 

Defesa

Contra o Coritiba no domingo, o Cascavel apresentou uma ótima consistência defensiva, tanto é que o goleiro Jean Carlos praticamente não trabalhou no jogo. Antes disso, contra o Londrina, o arqueiro cascavelense trabalhou muito mais, tanto é que foi decisivo para evitar a derrota em casa. Ou seja, o sistema defensivo de Silvinho Canuto apresentou uma melhora de um jogo para o outro. Tudo indica que o treinador irá manter a formação para o duelo contra o lanterna. Além de Jean Carlos, a defesa terá Serafini na lateral direita, a dupla de zaga com Miguel Alcântara e Thiago Lopes, e Paulo Vitor na lateral esquerda. O sistema defensivo ganha robustez com o suporte da dupla de volantes formada por Alex Paulino e Pedro Peçanha, que tiveram um ótimo desempenho contra o Coxa. “Trabalhamos muito diariamente, melhorando a cada dia e evoluindo junto com a comissão técnica. A vitória nos ajuda a consolidar nosso empenho em campo. Temos uma identidade, nosso estilo de jogo é imponente, mas pensamos jogo a jogo. Vamos a São José dos Pinhais buscar essa importante vitória”, completou o zagueiro Miguel.

 

Retrospecto

Cascavel e Independente São Joseense se enfrentaram apenas três vezes pelo Campeonato Paranaense. Foram duas vitórias aurinegras contra uma do time de São José dos Pinhais. E todos os jogos tiveram placares apertados. No Estadual de 2022, o Cascavel venceu por 2 a 1, quando o goleiro André Luiz, que passou pelo próprio Cascavel e hoje está na Inter de Limeira, defendia o Independente. Depois, em 2023, a Serpente Aurinegra venceu por 2 a 1. Lucas Coelho fez o gol da vitória. Mas, no ano passado, o Independente venceu por 2 a 1. Rodrigo Alves marcou o gol cascavelense.

Créditos: Luciano Neves