Capivara Sessions convida grupo de samba de terreiro “Os Encantados”
A gravação do novo episódio, com a participação do grupo de samba de terreiro “Os Encantados” acontece neste sábado (09), às 09 horas. Para assistir a gravação ao vivo, basta agendar a participação no perfil: @Hercules Produções, no Instagram. O resultado final será divulgado no dia 21 de novembro no canal @Hercules Produções, no You-Tube.

Quando o assunto é arte regional, as oportunidades de espaço e divulgação nem sempre são as melhores para quem sobrevive do setor. Falta de incentivo e espaço para divulgação de trabalhos e as baixas remunerações, muitas vezes, desestimulam grandes talentos.
Foi para dar maior visibilidade para produções regionais, que o Capivara Sessions nasceu. O Capivara, idealizado pelo músico de Cascavel Hércules Lacovic, é um projeto musical multimídia, lançado no ano de 2022, para impulsionar a visibilidade de artistas independentes da região.
Para cumprir com essa missão, o produtor musical passou a convocar artistas locais e regionais para as sessions, ou seja, sessões de gravação, onde os músicos poderiam se apresentar com toda a liberdade e licença poética artística: “A curadoria do projeto parte da minha pesquisa como músico e produtor, área por onde tenho contato com vários artistas de diferentes vertentes”, explica Hércules.
O material, posteriormente passa por um processo de edição e pós-produção, antes de ser postado no canal do produtor no You-Tube, que já soma mais de 1,4 mil inscritos.
Nomes já conhecidos no cenário musical local e nacional já marcaram presença no palco do Capivara. Entre os convidados: banda Devilla, Vicka, Gabriel Veronese, CascaTrio, Gustavo Zago, entre outros, como, por exemplo, o grupo de alcance nacional “A Banda Mais Bonita da Cidade”, que soma mais de 612 mil ouvintes mensais no Spotify.
Ao longo dos seus dois anos de atuação, o Capivara Sessions vem se posicionando como um dos projetos mais autênticos do Paraná e está sendo retomado com força total, após um período de redução na frequência das produções. Ao todo, já foram lançadas 12 sessões do projeto, no canal Hércules Produções, no You-Tube.
Em seu mais novo episódio, o Capivara Sessions convida o grupo curitibano de samba de terreiro “Os Encantados”, que desde 2009 une música e religiosidade em seus trabalhos.
O encontro, que será gravado neste sábado, às 09 horas, no estúdio Hércules Produções, deve resultar em um momento de celebração, não só da música, mas também da fé, isso porque, o repertório será composto por canções tradicionais e os chamado “pontos” entoados durante os encontros de terreiros por todo o país.
A escolha do grupo para ser o novo convidado, reforça a missão do Capivara em dar abertura para artistas independentes, isso sem se prender a nenhum gênero musical específico: “Sobre os estilos, percebo que é algo que confunde um pouco o público, que se pergunta qual é a do Capivara, que convida grupo indígena, de rock, de música instrumental, mas é exatamente isso, nós não priorizamos nenhum estilo musical, buscamos representar a cultura musical brasileira em toda a sua diversidade. Não pretendemos nos nichar no mercado para determinado público, apresentamos a música brasileira como ela é, e está na nossa raiz brasileira as manifestações africanas”, esclarece o produtor.
Com as religiões de matriz africana pertencentes às raízes do povo brasileiro, o produtor aproveitou para expressar seu respeito à essa cultura, com o primeiro grupo musical voltado para as canções “de terreiro”: “Embora eu não seja adepto, sou um simpatizante muito grande, gosto muito desta cultura do terreiro e das canções da Umbanda”, explica.
O produtor explica que a gravação, que terá cerca de 30 minutos de duração, é gravada em um único take, para que não perca a sua autenticidade. Hércules esclarece ainda que a apresentação dos músicos será feita com o uso de quatro atabaques e voz: “Esse é justamente um dos intuitos do Capivara, mostrar uma outra face dos artistas, com uma apresentação ao vivo, em um ambiente diferente do que os que eles estão acostumados, algo mais intimista, o que faz com que eles se desdobrem e revelem uma face inédita”, continua.
Hércules Lacovic aproveitou a entrevista com o Caderno Mais para convocar os leitores para prestigiarem, tanto a gravação, quanto o lançamento do mais novo episódio do Capivara Sessions: “Estendo a todo o público um convite muito carinhoso, para que participem desta sessão, principalmente os interessados na temática que vai ser apresentada. A sessão não acontece de uma forma bonita sem a participação do público, então convido todos para fazerem parte desta história, é uma oportunidade de se conhecer um grupo histórico, com raízes muito profundas no estilo”, finaliza.
A gravação será disponibilizada ao público no canal @Hércules Produções, no You-Tube, às 11 horas e 11 minutos do dia 21 de novembro. Para aqueles que querem acompanhar a gravação da sessão, a produção acontece neste sábado (09), pontualmente às 09 horas da manhã, horário em que os portões serão fechados. Para acompanhar a apresentação, é preciso confirmar presença antes do início do evento, através do perfil: @HerculesPreoduções, no Instagram, ou através do telefone (45) 99927-6423.
A entrada tem como custo uma contribuição voluntária, de em qualquer valor, que será destinado a apoiar o projeto Capivara Sessions.
Data
09/11
A gravação do Capivara Sessions acontecerá neste sábado (09)
21/11
A gravação do novo episódio do Capivara Sessions será postada no 21 de novembro
Trecho
“Sobre os estilos, percebo que é algo que confunde um pouco o público, que se pergunta qual é a do Capivara, que convida grupo indígena, de rock, de música instrumental, mas é exatamente isso, nós não priorizamos nenhum estilo musical, buscamos representar a cultura musical brasileira em toda a sua diversidade. Não pretendemos nos nichar no mercado para determinado público, apresentamos a música brasileira como ela é, e está na nossa raiz brasileira as manifestações africanas”
-Hércules Lacovic
Idealizador do projeto
Número
12
Já foram lançados 12 episódios do projeto Capivara Sessions
Créditos: Redação