“Câmara no Bairro’ terá início no próximo sábado no Cascavel Velho
A sessão irá acontecer no Salão Paroquial da Igreja Santa Luzia. Além da aproximação com população, também haverá diversos serviços gratuitos para a população

Eliane Alexandrino/Cascavel
A exemplo da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), a Câmara de Vereadores de Cascavel dará início no próximo sábado (9) à primeira sessão itinerante na região sul da cidade, no Bairro Cascavel Velho.
O Projeto Câmara no Bairro foi aprovado em plenário em maio passado, a resolução n° 52/2025 foi proposta pela Mesa Diretora da Câmara Municipal com objetivo de levar atividades que ocorrem dentro do plenário até a comunidade, ampliar o diálogo entre o "Poder Legislativo" e a população, identificar, registrar e ouvir as demandas/reivindicações dos moradores.
A Câmara afirma que a proposta nasceu da necessidade de aproximar a Câmara Municipal da realidade cotidiana dos moradores, ou seja, indo até os bairros e distritos. Portanto no próximo sábado (9) o evento terá início às 8h30, às 10h será realizada a Sessão Câmara no Bairro e seguirá até às 12h. Serão ofertados uma série de serviços, como consultoria jurídica, oficinas, atendimento psicológico, orientação médica, entre outros.
“A ideia é aproximação e ouvir a população, as demandas, nós temos as sessões no prédio da Câmara e nem sempre a população consegue vir até nós. Além do nosso trabalho de fiscalização, visita nos bairros, recebemos problemas pontuais e muitos outros que só a comunidade conhece e convive. Por isso, essa aproximação é de suma importância. Vamos explicar à comunidade o papel do vereador, diferenciar o trabalho da Câmara com o da Prefeitura. Será uma frente de muito trabalho para nós. Acredito que serão realizadas de uma a duas sessões itinerantes por mês”, detalha o vice-presidente, Sérgio Ribeiro (PSD).
Entre janeiro e julho deste ano, os vereadores apresentaram 108 projetos de lei, deste total, 41 foram aprovados. Ainda no primeiro semestre também foram protocolados 341 requerimentos. Os trabalhos prometem intensificar com a ida dos vereadores aos bairros.
“O Câmara no Bairro" é uma maneira de ouvirmos as demandas da população daquele bairro, daquela região e encaminharmos para quem pode resolver seja por meio de requerimentos, indicações e até mesmo projeto de lei. Nós sabemos que o fim de semana é voltado à família, por isso, com ajuda de parceiros, além da parte política também temos outros serviços. É um programa para toda família, e esperamos toda a comunidade do bairro Cascavel Velho e da região, afirma o presidente da Câmara, Tiago Almeida (Republicanos)
No ano passado, a Câmara de Vereadores de Cascavel economizou R$ 10,4 milhões que foram devolvidos para os cofres públicos da Prefeitura.
Alep segue percorrendo o Estado
A Alep realizou no ano passado seis sessões especiais nas cidades de Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí, Astorga e Ivaiporã. Já nos municípios de Umuarama, Londrina e Maringá receberam o estande da Assembleia Itinerante que foi instituída em 2023 com objetivo de descentralizar as atividades do Poder Legislativo, ouvir a população, e incentivar a participação cidadã.
“A Assembleia Itinerante é uma oportunidade de escutar de perto os anseios da população e tornar a atuação dos deputados ainda mais conectada com a realidade de cada região. O Poder Legislativo precisa estar onde o povo está, nas cidades onde eles vivem, para atuar com mais responsabilidade e assertividade”, afirmou presidente da Alep, Alexandre Curi (PSD)
As próximas três edições da Assembleia Itinerante serão realizadas nesta quarta-feira (6), em Castro, dia 8 em Goioerê e no dia 21 de agosto em Santo Antônio da Platina.
Desde sua criação, o projeto já realizou 24 edições e percorreu cidades como Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Jacarezinho, entre outras. Mais de 5,7 mil sugestões foram coletadas nessas ocasiões, abordando temas como saúde, educação, infraestrutura, agricultura e segurança pública. A iniciativa tem se consolidado como um canal efetivo de participação democrática, permitindo que as demandas regionais cheguem diretamente aos parlamentares.
Cidades que receberão a Alep, em agosto:
Castro – Quarta-feira – Dia 06: A Assembleia Itinerante será realizada durante a Agroleite, tradicional evento do setor agropecuário.
Goioerê – Dia 8/8: A edição ocorrerá no espaço da Expo Goio, feira que movimenta a economia e o comércio da região Noroeste.
Santo Antônio da Platina – Dia 21/08 – A iniciativa será integrada à programação da EFAPI Expo, referência no Norte Pioneiro.
